Sustentabilidade: ONG ECO Garopaba recebe o apoio da Prefeitura

Foto: Alan Pedro/PMG
Entidade sem fins lucrativos confecciona pranchas de garrafas de plástico.

Na luta pela preservação dos oceanos e da retirada de lixos do mar. Foi com esse propósito que a ONG ECO Garopaba surgiu. Desde 2007, a iniciativa constrói pranchas com material reciclável, para ensinar crianças, jovens e adultos, da importância de manter o planeta limpo.

.

Ao visitar o espaço físico da entidade, no sul da Praia da Ferrugem, o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Aires dos Santos, sentiu de perto a importância do projeto. “ Construir pranchas ecológicas, vai muito além do trabalho sócio educacional, é um incentivo a vida, ao esporte e ao lazer”, diz Aires.

.

O casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin são os responsáveis pela associação e pela confecção das pranchas feitas com materiais de garrafas pets. Eles viajam para todo o Brasil e exterior, dando, gratuitamente, palestras, oficinas de construção de pranchas e capacitação para professores que queiram replicar o projeto.

.

Além das garrafas, o casal faz a reciclagem de lixos retirados do mar, confeccionando quadros e brincos. “Nós não cansamos de fazer esse trabalho. É muito prazeroso estarmos há 14 anos na luta pela preservação dos oceanos, e ensinando pessoas de todas as idades a reutilizar resíduos, destaca Jairo.

.

O Governo de Garopaba, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, apoia a ONG ECO Garopaba.

Texto: Assessoria/PMG