Vacina contra gripe e sarampo é liberada para todos a partir de segunda-feira em Garopaba

A imunização é segura e evita óbitos.

Com dias mais frios, índice de pessoas com sintomas gripais e a frequência de ambientes mais fechados, o Governo de Garopaba, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, amplia o público-alvo da imunização contra a gripe e o sarampo. Assim, na reta final da Campanha Nacional de Vacinação, a conscientização da comunidade é essencial.

Além dos grupos prioritários, a partir da próxima segunda-feira, 6, a vacina contra a Influenza está liberada para todas as pessoas com idade acima de seis meses.  do sarampo segue a mesma decisão.  A Campanha contra o sarampo segue para crianças de 6 meses a menores de 12 anos de idade e trabalhadores da saúde independentemente do vínculo com estabelecimento de saúde.

Com a prorrogação, a vacinação segue até 24 de junho em Garopaba e nos outros municípios catarinenses, até que os estoques de vacinas sejam zerados. Destaca-se que a imunização, no caso da gripe, protege as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. No caso do sarampo, trata-se de uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações. Para os dois casos, a vacina é segura e evita óbitos.

Existem duas salas de vacina do município, ambas localizadas no Centro da cidade. Uma está ao lado da Policlínica, na Rua Professor Antônio José Botelho, e a outra está atrás do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ao lado da Lotérica, na Rua GRP-010. É só comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, cartão do SUS e carteirinha de vacinação

É importante destacar que, com as pessoas acamadas, o procedimento é diferente. O familiar do adoecido deve entrar em contato com a Unidade Básica de Sáude (UBS) do bairro onde mora, e solicitar a vacinação. Assim, um agente de saúde vai até a residência e aplica a proteção. A vacinação contra a gripe e o sarampo iniciou em abril. Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone 3254 8139. Dúvidas? Entre em contato no telefone (48) 3254-8139.
Texto: Assessoria/PMG