Espuma e peixes mortos; manchas brancas registradas em Lagoa assustam moradores e turistas
CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro com grandes mudanças a partir de 2026
-
Foto:Livia Villas Boas/ CBF - CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro com grandes mudanças a partir de 2026
Calendário terá estaduais mais curtos, Copa do Brasil com final única e novas competições regionais a partir de 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta quarta-feira (1°) o novo calendário do futebol nacional para o ciclo 2026-2029. O modelo traz mudanças significativas, como a redução de datas dos campeonatos estaduais, ampliação do Brasileirão, reformulação da Copa do Brasil e criação de novos torneios regionais
Estaduais mais curtos e Brasileirão ampliado
Os estaduais terão no máximo 11 datas e serão disputados de 11 de janeiro a 8 de março. Já o Brasileirão começa em 28 de janeiro e vai até 2 de dezembro, com rodadas simultâneas aos estaduais nas semanas iniciais. As finais regionais terão pausas na Série A para evitar conflito de datas.
A CBF afirma que o novo modelo busca mais equilíbrio esportivo, melhor apelo comercial e redução de até 15% no número de jogos para os clubes da elite.
Copa do Brasil com mais clubes e final única
A nova Copa do Brasil terá 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027. A final será disputada em jogo único; e, estádio definido por critérios de acessibilidade e estrutura. Haverá intervalo de um mês entre semifinal e final para o planejamento das torcidas.
Os clubes da Série A entrarão apenas na quinta fase (pré-oitavas), enquanto os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D estrearam na terceira fase.
Novos torneios regionais para fortalecer o calendário
A CBF também anunciou três competições regionais, que serão jogadas entre março e junho:
Copa Sul-Sudeste: 12 clubes (dois de cada estado da região)
Copa do Nordeste: passa de 16 para 20 participantes
Copa Verde: 24 clubes, divididos em Copa Norte e Centro-Oeste; campeões se enfrentam na final
Os clubes que estiverem disputando os torneios da Conmebol ficarão de fora das copas regionais. O Espírito Santo passará a integrar a Copa Centro-Oeste.
Expansão nas divisões nacionais
A Série D será ampliada para 96 clubes em 2026, e ao todo, 82 novas vagas serão criadas nas competições organizadas pela CBF, ampliando o calendário dos times de menor investimento.
Investimento e transição até 2028
A entidade projeta investir R$1,3 bilhão nas competições a partir do próximo ano, com aumento de 11% no número de jogos. No entanto, os efeitos plenos do novo calendário devem ser sentidos apenas em 2028, devido às interferências da Copa do Mundo masculina em 2026 e da feminina em 2027.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário