logo RCN
Atletismo

Colecionando pódios: do loteamento para as pista de atletismo

  • - Yasmin em um dos seus pódios de primeiro lugar conquistados, em 2023, em Timbó - Foto: divulgação

Por: Anna Luiza Siqueira e Vítor Fernandes

Conheça Yasmin, destaque na modalidade em SC

Yasmin Joana Cargnin Vieira. Este é o nome da atleta de 16 anos que vem fazendo seu nome nas pistas de atletismo do estado. Estudou no Centro Educacional Evolução, em Imbituba, e foi lá que sua professora de educação física descobriu, em 2019, o seu talento em potencial. Hoje, Yasmin ocupa posições em pódios com atletas acima de sua idade, tornando-se uma referência no esporte, sendo atual campeã estadual em duas modalidades, 800 metros rasos e 400 metros rasos.

A pandemia de 2020 a obrigou a interromper sua rotina, mas não sua vontade. Em 2021, a garota voltou a treinar e desde então vem colecionando premiações. Desde o ano passado, Yasmin participou de 16 competições e já possui seis medalhas de primeiro lugar. Em julho deste ano, ela obteve o pódio em 1º nos 800 metros rasos da Competição Estadual Sub 18 da Federação Catarinense de Atletismo (FCA). 

Foto: divulgação


No entanto, Imbituba não possui pistas de corrida para a prática do esporte e a adolescente procurou outra alternativa. Foi em um loteamento da cidade que Yasmin viu a oportunidade para praticar. Seu pai, Cristiano Costa Vieira, e treinador nas horas vagas, expressou muito orgulho ao conversar com a equipe de redação da reportagem. “Uma filha dedicada na escola, uma atleta dedicada também, é muito gratificante. Não tenho nem palavras pra dizer o quanto é bom. Só estando no lugar mesmo pra saber como é que é de verdade”, disse Cristiano.

De um loteamento, para uma pista adequada e segura, a jovem atleta representa a cidade de Tubarão em todas as competições. “Esse ano eu comecei a estudar em Tubarão para conseguir ir todo dia nos treinos. Eu tenho bolsa de 75% na Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT), e o município me dá bolsa atleta também”, contou Yasmin.

Mesmo que, infelizmente, a cidade de Imbituba não possua condições para apoiar atletas da mobilidade, a campeã encara essas adversidades como apenas mais uma chance de crescer. “Se a pessoa realmente sabe que quer realmente fazer aquilo, eu indico buscar na internet treinos para tentar fazer em algum lugar. Em loteamentos, como eu fazia, ou na rua. Treinos caseiros para evoluir pra depois começar a buscar competições aqui em Imbituba e se destacar. Talvez apareça alguém para ajudar ", incentiva a atleta.

Sua vitória no estadual Sub 18 a classificou para o campeonato brasileiro, em Aracajú - Sergipe. Devido a falta de apoio financeiro, Yasmin e os atletas da equipe de Tubarão não irão participar desta etapa, que ocorre entre os dias 11, 12 e 13 de agosto. 

Independente de desafios e dificuldades, Yasmin segue em busca de seu sonho. Com todo talento e dedicação, Santa Catarina, Tubarão e Imbituba preparam o início de sua trajetória no atletismo. 


Quartas de final da Libertadores: veja datas, horários e onde assistir Anterior

Quartas de final da Libertadores: veja datas, horários e onde assistir

Yago Dora, sobre duelo com Medina por Finals: Próximo

Yago Dora, sobre duelo com Medina por Finals: "Acompanhava desde criancinha"

Deixe seu comentário