logo RCN
Esporte

Com apenas 6 anos, Gabrielzinho é promessa no surf imbitubense

  • - Foto: arquivo pessoal - Gabrielzinho do Surf

Por Anna Luiza Siqueira 

Atleta da famosa Praia do Rosa, o garotinho coleciona 18 troféus em rankings pelo estado.

Tendo como inspiração seu pai, Gabrielzinho iniciou no esporte muito cedo, com apenas 3 anos já se encantou pelas ondas e o surf. Com um talento aguçado para seu tempo, Fabiano Rosa, vem aprimorando a carreira de atleta do filho. Colecionando troféus e rankings, Gabrielzinho do surf é destaque nas competições, sendo um dos poucos atletas competindo na categoria Sub 6 do estado. 

Antes de escolher o surf, Gabrielzinho tinha ligação com o futebol. “Ele gostava muito de futebol, eu sempre achei que ele iria escolher esse esporte, desde de novinho com um chute muito forte. Mas ele sempre me acompanhou indo para a praia quando eu ia surfar. Ele tinha medo da água, mas começou a querer entrar na beirinha, mexer com as pranchas, ter contato com o surf”, declarou o pai.

Com técnicas para auxiliar Gabriel na água, Fabiano utilizou um colete salva vidas para realizar a vontade do garotinho de entrar no mar. “Quando fiz isso, parece que foi da água para o vinho, ele quis ir mais para dentro do mar, sem medo, foi se soltando. Eu vi que ele tinha talento, subia na prancha e ficava na posição certinha, desde novinho”, destacou Fabiano. 

Além de praticar o surf, Gabriel gosta muito do simulador de skate Surfeeling, um dos apoiadores do atleta, que dão suporte e ajudam na evolução profissional. 

Diversão 

Foto: arquivo pessoal - Gagrielzinho do Surf


A brincadeira e a diversão são o principal foco nesse início da vida do Gabrielzinho. Com apenas 6 anos, seus treinos e competições não são levados como uma obrigação, segundo o pai, responsável pela sua trajetória esportiva.  

“Ele é uma criança, então quando ele vai para campeonatos, não tem cobrança em questão de ganhar ou perder. Ele tem que aprender desde cedo que na vida a gente vai ter derrotas, e que precisa de um equilíbrio. O esporte é bom para ele nesta questão. Aprender a ter respeito quando perde e ganha, lá na frente ele vai colher muitos frutos”, pontuou Fabiano. 

“É muito importante essa questão da diversão para ele nessa idade, e onde eu encontrei para ele aprimorar a técnica e a brincadeira foi dentro da escolinha do Bananinha, na Praia do Porto, é um trabalho voluntário”, destacou.

Sub 6, Sub 8 e Sub 10 

Foto: arquivo pessoal - Gabrielzinho do Surf


Sendo atleta federado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), o garotinho encanta e cativa quem o conhece. Competindo entre as categorias Sub 6, Sub 8 e Sub 10, Gabrielzinho do Surf coleciona 18 troféus, entre campeonatos imbitubenses, regionais e estaduais.   

“É muito legal ficar entre os rankings. Eu gosto bastante de fazer isso”, afirmou Gabrielzinho. 

“É surpreendente, como ele compete com crianças mais velhas, essa fase tem diferença, as vezes eu fico chocado, mas isso vem dele, ele gosta de ir para a praia e surfar, ele mesmo se cobra. Em questão de manobras, ele assiste muitos vídeos de surf, não é algo que eu peça para ele. Às vezes ele vem e mostra ‘olha pai essa manobra”. Assistimos juntos e tentamos adaptar para ele”, finalizou o pai do atleta. 

No próximo final de semana, acontecem as Olimpíadas do Surf Catarinense, Interassociações - Itapoá 2023. Realizada pela  FECASURF, evento no qual o Gabrielzinho foi convidado pela Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), a fazer parte do time e competir na categoria Sub 10.

Hoje o garoto conta com alguns apoiadores, entre eles Mdio Shaper, Marcos Fino X, Akesse Piscinas SC, Jet Pool Spas, MSG Adventure,  E.Surf SC, Basurfboards, Neoprene Consertos, Alcione Martins Surf Consertos, Surfeeling, Ditacoa Gastronomia, Delicias tropical, Mikael Debona e Notalo Fotos.

Confira a rotina do atleta em seu perfil do Instagram: @gabrielzinhososurf_pdr


Brasil perde em casa pela primeira vez na história das eliminatórias Anterior

Brasil perde em casa pela primeira vez na história das eliminatórias

Brasil x Argentina: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias Próximo

Brasil x Argentina: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias

Deixe seu comentário