logo RCN
Esporte

Uma verdadeira amazona; conheça a prodígio imbitubense

  • - Jenny e Mistério em competição - Foto AD / Arquivo pessoal

Por Anna Luiza Siqueira e Vítor Fernandes

Com apenas 10 anos, menina compete com atletas do hipismo de 30 anos

Como a Mulher Maravilha (Diana Prince), Jenny Mund também é uma amazona prodígio. Aos 10 anos, a garotinha já compete com atletas que possuem o triplo da sua idade. Estando em 3º lugar no ranking regional e liderando o estadual (salto 60cm), Jenny está no caminho para se tornar uma das maiores atletas da sua geração. Com a sabedoria de Atena, a velocidade de Hermes, a beleza de Afrodite e os olhos de caçadora de Apolo, Jenny Mund poderia até se tornar uma super-heroína, saindo de uma verdadeira história em quadrinhos. 

Desde os 8 anos de idade, a menina vem praticando hipismo, esporte onde um cavaleiro, ou, no caso, uma amazona, deve realizar modalidades envolvendo a arte de montar a cavalo. Os exercícios englobam saltos, adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo. Ao lado de Mistério e Chokito, sua fiel dupla de cavalos (quase alados), Jenny participa de diversas competições na categoria de salto.

O cavalo precisa entender ela nos sons, ou um simples movimento de um dedo.

Jenny, Chokito e Mistério - Foto: Arquivo pessoal


Os animais ficam na cidade de Florianópolis, na Hípica, onde ela treina apenas com eles, pois o cavalo e a amazona necessitam se tornar um conjunto. “Eles precisam ser um só, para formar esse conjunto, demora em torno de 6 meses há 1 ano”, informou Tati Mund, sua mãe.

Os pais a acompanham em todos os treinos e competições e a mãe conta que a iniciativa de praticar o hipismo foi de Jenny. “Ela quem empurrou a gente, ela foi puxando até chegar onde estamos. O primeiro campeonato foi incrível, com 8 anos. Ela estava tão plena, era o lugar dela, o seu momento. Foi aí que eu entendi, ela nasceu para isso”, disse.

Clique aqui e confira Jenny em ação.

O apoio da família é uma das principais coisas que uma criança precisa ter e Jenny, felizmente, tem de sobra. “Nós, como pais, não sabemos se ficamos apreensivos, se oramos para que dê tudo certo. É muita emoção nos minutos de prova, porque é tudo muito rápido. Parece uma eternidade quando ela está lá”, expressou Tati para a redação RSC.


Foto: Arquivo pessoal


“É bem emocionante, eu sei que ela tem futuro nisso. E quando você está ali vendo ela na prova, é muita emoção, eu não sei como explicar”, falou seu irmão durante uma visita na Rádio 89.3 FM.

Campeonato Brasileiro

A caminho de competir no Campeonato Brasileiro de Hipismo neste mês de julho, Jenny foi convocada e irá representar o estado de Santa Catarina com mais 3 atletas. No hipismo, as categorias não são por idade, mas por centímetros, e a atleta salta os 60 cm.


Rádio 89.3 FM irá transmitir o Imbituba Surf Tour 2023 Anterior

Rádio 89.3 FM irá transmitir o Imbituba Surf Tour 2023

Brasil ensaia reação, mas cai para China e dá adeus à Liga das Nações Próximo

Brasil ensaia reação, mas cai para China e dá adeus à Liga das Nações

Deixe seu comentário