logo RCN
Geral

Cigarrinha-do-arroz: praga preocupa rizicultores do Sul de SC

  • - Cigarrinha-do-arroz prejudica a produção do arroz – Foto: Cooperja

Além de migrar com facilidade, inseto possui um ciclo de vida muito rápido

O aparecimento de um inseto, a sogata, também conhecido como cigarrinha-do-arroz, tem preocupado os produtores de arroz do Sul de Santa Catarina. Apesar de pequeno, o animal é considerado uma praga no cultivo da planta.

Presença do inseto tem se intensificado

De acordo com o agrônomo da Cooperja, Jordanis Hoffmann, nas últimas semanas, a presença da sogata se intensificou. “Não é uma praga nova no arroz. No entanto, pensando no Brasil, é bem mais recente e, em especial, em lavouras catarinenses”, explicou.

Atualmente, o inseto é encontrado em toda Santa Catarina, pois possui uma boa capacidade migratória, por meio das correntes de vento. “Sua proliferação é muito rápida e em quantidade”, pontuou.

Ele ainda explica que, em uma safra, podem existir de duas a três gerações da cigarrinha, que possui um ciclo extremamente rápido. Apesar de preferir o arroz, o inseto pode se desenvolver em outras gramíneas, como canevão e a grama boiadeira.

O inseto age com a sucção da seiva nas folhas, caules e na própria panícula. Inicialmente, a lavoura fica com aspecto amarelo e, em seguida, seca a planta, principalmente as folhas.

Ele ainda diminui a produtividade na medida que o que foi utilizado pelo inseto como alimento, não será canalizado para enchimento do grão, dificultando também o processo de fotossíntese.


Ao cortar grama, mulher morre eletrocutada na frente do filho de três anos no Sul de SC Anterior

Ao cortar grama, mulher morre eletrocutada na frente do filho de três anos no Sul de SC

Contadores da Cerpalo participam do Encopac em São Paulo Próximo

Contadores da Cerpalo participam do Encopac em São Paulo

Deixe seu comentário