Chuvas intensas; 11 municípios decretam situação de emergência em SC
Governo Federal pode limitar pesca da tainha em Santa Catarina
-
Imagem Duda Indalêncio - Governo Federal pode limitar pesca da tainha em Santa Catarina
Tema deve continuar sendo debatido nos próximos meses, envolvendo pescadores, órgãos governamentais e especialistas
O governo federal está avaliando a possibilidade de limitar a pesca da tainha na modalidade de arrasto em Santa Catarina, uma prática amplamente utilizada no litoral do estado. Até o momento, não há restrições para essa modalidade, de grande valor econômico e cultural, no litoral catarinense.
Segundo o Painel de Monitoramento da Pesca da Tainha, foram pescadas mais de 1,7 mil toneladas de tainha na modalidade de arrasto durante a safra de 2024. Para discutir as medidas relacionadas à safra de 2025, o Ministério da Pesca e Aquicultura reuniu nesta quarta-feira (8) o Grupo de Trabalho da Pesca da Tainha.
Tiago Frigo, secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, comentou sobre o relatório divulgado no final do ano passado que propõe a ampliação do controle. “Estamos levando esse debate aos pescadores para que eles possam nos subsidiar com suas opiniões nessa discussão”, destacou.
O tema deve continuar sendo debatido nos próximos meses, envolvendo pescadores, órgãos governamentais e especialistas, para conciliar a preservação do meio ambiente com a manutenção da atividade econômica.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário