logo RCN
Geral

Idosos da casa de repouso saem para curtir a praia

  • (Imagens RSC Portal) - Idosos da casa de repouso saem para curtir a praia

Funcionários se mobilizaram para fazer um passeio diferente com os velhinhos

Você gosta de praia? Na tarde de segunda-feira (22), os idosos da Casa de Repousa Imaculada Conceição pegaram um ônibus com destino a Praia do Rinsa, no bairro Vila Nova, em Imbituba. Os velhinhos, acompanhados de funcionários da casa e uma equipe de guarda-vidas, curtiram uma tarde pertinho do mar. A equipe do RSC Portal não deixou escapar a oportunidade de flagrar esse momento. 

Os idoso foram acompanhados no embarque e desembarque, caminhada pela areia e até mesmo ao molhar os pés na água. Os funcionários da casa preparam lanches e até música para que eles pudessem aproveitar o momento de lazer. “Muito bom. Fazia quatro anos que eu não ia à praia. Eu vi em 2019, antes da pandemia”, contou uma das residentes da casa.  


(Imagem Corpo de Bombeiros de Imbituba)


A idosa falou sobre a experiência de viver na casa: “É muito bom, eles tratam a gente muito bem, a comida é muito boa. Se meu filho quiser que eu volte pra casa, eu não quero ir não, eu quero ficar ali”, acrescentou ela ao falar sobre o novo lar.

Seu Manoel, de 70 anos, contou que não visitava a praia há 3 anos e que sentiu vontade de nadar. “Faz três anos que eu não venho na praia. Tô achando bom, maravilhoso, tá sendo maravilhoso. A água tá boa, deu vontade de nadar e ir até na ilha, mas aí não dá né”, contou ele entre risadas.



De acordo com Liana, uma das cuidadoras da casa, nem todos os idosos quiseram participar. “Uns ficaram por não ter interesse em não gostar de praia, outros por não ter interesse de sair da casa, uns tem medo, e daí a gente respeita a decisão”, explicou ela. 

A funcionária também compartilhou sua visão sobre a ação da casa: “Eu acho gratificante, eu adoro estar com eles em qualquer momento, em qualquer lugar. E ver que eles estão felizes, estão satisfeitos com o dia. Só o  fato de ser uma coisa diferente da rotina deles já é muito gratificante”, disse ela.

O Cabo Soares, do Corpo de Bombeiros de Imbituba, esteve presente com uma equipe de voluntários durante toda a estadia dos idosos na praia. Devido a dificuldade de mobilidade e massa óssea comprometida, o cuidado dos guarda-vidas foi essencial para o bom andamento do passeio. 



O pai do cabo também é residente da Casa e ele falou sobre a relevância do trabalho feito pela equipe de cuidadores. “Meu pai também tá aqui, já vai fazer dois anos, e isso me anima muito mais a poder fazer algo por eles. Eu vou visitar e vejo que muitos deles às vezes nem recebem visita, então o que a gente pode fazer, minimamente, é muita coisa pra eles”, compartilhou ele.

“Todos nós adoramos tomar banho de mar, independente da idade, e eu imagino que para eles também é super importante” acrescentou Soares. 

A equipe da casa pretende realizar outros passeios e proporcionar mais momentos de estímulo e bem estar aos residentes. 

Por Duda Indalêncio

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes Anterior

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

Moradores reclamam do aumento de ratos na Av. Manoel Florentino Machado Próximo

Moradores reclamam do aumento de ratos na Av. Manoel Florentino Machado

Deixe seu comentário