logo RCN

Alunos indígenas visitam o cinema pela primeira vez

  • - Foto: Duda Indalêncio

Por Anna Luiza e Duda Indalêncio 

Parceria entre RSC Portal, Rádio 89.3 FM e Rede Cine Show proporcionou essa experiência incrível aos alunos da Escola E.I.E.F. Tekoa Marangatu.

Comprar ingressos para ir ao cinema, ter ao lado uma companhia legal, comprar pipoca antes da sessão, e sentar em uma sala escura com uma tela gigante à frente, som de qualidade por todo ambiente. Sim, ir ao cinema é uma das experiências mais prazerosas para muitas pessoas.

Se pensarmos por esse lado, ir ao cinema parece uma atividade simples. Mas, para os alunos da Escola E.I.E.F. Tekoa Marangatu, do município de Imaruí, parecia um sonho distante. Os alunos indígenas, tinham muita vontade de ir ao cinema, pois a maioria nunca tinha entrado numa sessão, e para que isso fosse possível, a Rádio 89.3 FM e o RSC Portal entraram em ação. 

A coordenadora pedagógica e professora, Clarice Padilha, entrou em contato com uma das colaboradoras da Rede Souza de Comunicação, para uma parceria entre a Rádio 89.3 FM e a Rede Cine Show. Após todas as burocracias resolvidas, os alunos puderam desfrutar dessa experiência incrível. 

No dia 6 de dezembro, a Rádio 89.3 FM fez a entrega dos ingressos proporcionados pela Rede Cine Show, na aldeia Tekoa Marangatu. A escola conseguiu um ônibus para o passeio até o Farol Shopping, na cidade de Tubarão. No dia 8 de dezembro, a Rádio 89.3 FM e o RSC Portal acompanharam essa aventura. 

Ao todo foram 42 alunos, que na ocasião se dividiram em dois grupos para assistir os filmes; Pantera Negra - Wakanda Forever e Mundo Estranho, uma animação da Disney.

A professora Clarice falou um pouco sobre a experiência da ida ao cinema. “Foi um momento de emoção, nós tivemos alunos que se emocionaram realmente, pelo fato de estarem pela primeira vez no cinema. É algo que nos motiva, depois de um ano de muita luta, muitas dificuldades. Mas, somente gratidão por a gente encerrar o ano proporcionando esse passeio para os nossos alunos”, disse Clarice. 

“Eles se sentiram realizados, diante daquela tela enorme, se sentiram valorizados pela oportunidade de estarem saindo de sua comunidade e passearem em outra cidade, eles sentiram que são iguais a todas as outras pessoas. A gente tem que criar, também, essa visão no mundo aqui fora, de que não se trata de indígenas que vivem no meio do mato, e se sobreviver de caça e pesca. A gente quer mostrar para a sociedade que são pessoas do bem, pessoas iguais a qualquer outra”, acrescentou a professora. 

A professora de língua portuguesa, Beatriz de Oliveira, mencionou a importância do cinema e arte visual para os alunos da aldeia. “A vinda ao cinema para os nossos alunos é muito importante, muitos deles relatam que é a primeira vez que foram ao cinema, eles ficaram encantados, muito felizes por ter esse momento. É muito importante que eles tenham acesso a esse tipo de cultura. Nós como professores, ficamos engrandecidos por poder estar oportunizando isso para o alunos”, explicou a professora. 

O aluno, Edson, compartilhou sua impressão com o passeio e a primeira vez no cinema. “Hoje foi a minha primeira vez no cinema, e para mim foi uma experiência bem incrível. Eu nunca imaginei que um dia poderia vir ao cinema. Eu amei”, disse o aluno. 

Utilizar a arte do cinema como veículo e ferramenta de ensino, aprendizagem e inclusão, dá espaço para que sejam trabalhados os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, utilizando o cinema como uma mídia educativa. 


Confira o vídeo completo dessa experiência: 

https://www.instagram.com/reel/CmJgQomO4Pb/?igshid=YmMyMTA2M2Y=




Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje o Auxílio Brasil Anterior

Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje o Auxílio Brasil

Prefeitura de Imaruí realiza 2º Brilho de Natal 2022 Próximo

Prefeitura de Imaruí realiza 2º Brilho de Natal 2022

Deixe seu comentário