logo RCN
Geral

Apagão atinge Santa Catarina e outros 18 estados durante a madrugada desta terça-feira

  • Imagem Incêndio na subestação Bateias, na região metropolitana de Curitiba — Alan Salvador - Apagão atinge Santa Catarina e outros 18 estados durante a madrugada desta terça-feira

Falha em subestação no Paraná causou interrupção de energia em várias regiões do país; sistema foi restabelecido em até duas horas

Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou diversas cidades de Santa Catarina sem energia elétrica e afetou também o Distrito Federal e ao menos outros 18 estados brasileiros. A interrupção ocorreu por volta de 0h30 e foi sentida em todas as regiões do país.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha foi provocada por um incêndio em um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O problema desligou toda a subestação de 500 kV, interrompendo momentaneamente a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país.

Em Santa Catarina, moradores relataram falta de energia em cidades como Balneário Camboriú, e em Navegantes, no Norte Catarinense. Em alguns locais, o fornecimento foi restabelecido em poucos minutos, enquanto em outros a normalização ocorreu por volta das 2h30.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram interrompidos no país, afetando quatro grandes subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, informou o órgão em nota.

Uma reunião entre os principais agentes do setor elétrico foi marcada para esta terça-feira, com o objetivo de investigar as causas do incêndio e evitar novas falhas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por Redação RSC

Anterior

"PET NOS BAIRROS" novo programa da Prefeitura de Garopaba leva cuidados gratuitos aos animais da comunidade

Professoras são impedidas de almoçar na própria escola em SC Próximo

Professoras são impedidas de almoçar na própria escola em SC

Deixe seu comentário