logo RCN
Geral

Apagão nacional afeta SC e cidades ficam sem energia

  • - Monitoramento online mostra número de cidades de SC sem energia elétrica às 9h52 — Foto: Celes/Divulgação

De acordo com Celesc, equipes atendem diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.

O apagão nacional registrado em diversos estados do país nesta terça-feira (15) também atinge cidades de Santa Catarina. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), equipes atendem diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.

Até as 9h50, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais. O apagão afetou Santa Catarina, mais de 20 estados e o Distrito Federal.

No painel de monitoramento do órgão, mais de 30.950 unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 10h30. Nos primeiros minutos do apagão, por volta de 8h30, o número superava 500 mil unidades.

O problema foi causado, segundo a Celesc, por causa de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ação interrompeu o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o estado.

Conforme a empresa, o fornecimento de energia está sendo restabelecido. "Ainda não há informações oficiais da causa que levou à atuação do ERAC", informou a Celesc.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema confirmou que a ocorrência foi registrada às 8h31 e interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

Alguns dos principais transtornos registrados até o momento no país foram a perda do sinal de internet, pessoas presas em elevadores e semáforos parados. Em São Paulo, o apagão afetou a operação da Linha 4-Amarela do Metrô.

O que diz a Celesc

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC - Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda não há informações oficiais da causa que levou à atuação do ERAC.

Fonte: g1 SC

Secretaria da Fazenda de Garopaba dá dicas de como evitar o bloqueio em conta referente a débitos tributários Anterior

Secretaria da Fazenda de Garopaba dá dicas de como evitar o bloqueio em conta referente a débitos tributários

SC autoriza concessão de exploração turística do Parque da Serra Furada por R$ 123 milhões Próximo

SC autoriza concessão de exploração turística do Parque da Serra Furada por R$ 123 milhões

Deixe seu comentário