logo RCN

Comunidade Tekoá Marangatu de Imaruí realiza a 10ª edição da Semana Cultural

  • - Foto: Anna Luiza Siqueira

Por Anna Luiza Siqueira 

Trazer a questão do respeito para a cultura do outro, trazer a visão de que todos somos diferentes, o respeito por todas as diferenças que temos na sociedade é um dos objetivos da Semana Cultural. 

Nesta segunda-feira, 17, iniciou a 10ª Semana Cultural na EIEB Tekoá Marangatu, no município de Imaruí. Um evento aberto ao público, que irá até quinta-feira (20), tendo como principal objetivo mostrar a riqueza cultural do povo Guarani, desmistificar tudo aquilo que não condiz com a realidade, além de trazer experiências nos momentos de repasse da sabedoria dos anciões, exposições, oficinas de artesanatos, gincana cultural com brincadeiras tradicionais, trilha ecológica e apresentações culturais.



A comunidade abre as portas para receber visitantes de todos os lugares. Neste ano as inscrições foram fechadas duas semanas antes do prazo, por causa da alta procura. O diretor da escola, Anderson, falou sobre o evento e a importância do movimento. “Aqui a comunidade tem essa necessidade de mostrar a cultura como ela é. Quando as escolas chegam aqui, elas vivenciam o dia a dia da comunidade. É uma relação de troca cultural, tanto das escolas que vêm e trazem seus conhecimentos, suas valorizações, e aqui nós conseguimos transmitir o dia a dia da comunidade”, contou Anderson.

Um dos pontos chaves dessa edição, definido entre os professores e a comunidade, foi o foco no respeito, desde a inscrição. “Trazer as escolas aqui para dentro e transformar essa experiência além dessa visita, que se transforme no dia a dia o respeito entre as culturas. Onde aqui é muito valorizado, é uma questão de ideal mesmo que temos, o respeito é o que vai motivar a comunidade a estar fazendo cada vez mais e melhor esse evento”, disse o diretor. 

Este ano o evento teve apoio da Prefeitura de Imaruí, com o fornecimento da Secretaria de Saúde, de uma ambulância e toda parte de segurança da Polícia Militar.

“A mãe do Brasil é indígena. Ainda que o país tenha mais orgulho de seu pai europeu que o trata como um filho bastardo. Brasil, sua raiz vem daqui, do povo ancestral que veste uma história, que escreve na pele sua cultura, suas preces e suas lutas” - frase em cartaz estampada pelo povo Guarani. 


Um dos líderes da comunidade Tekoá Marangatu, Floriano, falou um pouco sobre suas tradições e quais amostras são feitas durante o evento. “Nós fazemos todo ano nossa Semana Cultural para demonstrar para a comunidade, não indígena, nossa cultura, a valorização da nossa tradição. Entre nós falamos a nossa própria língua Guarani, esse evento é para mostrar nosso artesanato, para a venda, porque é bem importante para as nossas famílias. A pintura corporal usamos no nosso dia a dia, é nossa marca. Usamos o rosto, a perna, o braço e é bem importante para a nossa cultura”, afirmou Floriano.

“Nós usamos as pinturas para espantar o espírito do mal que existe ao nosso redor. Usamos sempre, nossos antepassados usavam, mantemos a tradição”, disse o líder indígena. 


Trazer a questão do respeito para a cultura do outro, trazer a visão de que todos somos diferentes, o respeito por todas as diferenças que temos na sociedade é um dos objetivos da Semana Cultural. 

A Escola Indígena de Ensino Fundamental Tekoa Marangatu, está localizada na Cachoeira dos Inácios, no município de Imaruí. Para conhecer mais sobre o povo Guarani e suas atividades, acesse o perfil no instagram @eieb.tekoa.marangatu.

 Abaixo confira imagens de alguns momentos;





Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4 Anterior

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Mais de R$ 63 milhões distribuídos aos associados pelo Sicoob MaxiCrédito Próximo

Mais de R$ 63 milhões distribuídos aos associados pelo Sicoob MaxiCrédito

Deixe seu comentário