logo RCN
Geral

Estudante da UFSC leva design nacional ao topo global

  • Foto Divulgação Reprodução - UFSC - Estudante da UFSC leva design nacional ao topo global

Projeto desenvolvido em parceria com alunos da Turquia propôs plataforma de aprendizado adaptativa e garantiu o primeiro luga

O estudante João Pedro Scremin Ramos, do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o primeiro lugar em um desafio internacional promovido em parceria com a Yaşar University, da Turquia. A competição foi realizada de forma totalmente online, com uso de plataformas colaborativas.

Ao todo, 23 estudantes participaram do desafio e foram divididos em cinco equipes mistas, com brasileiros e turcos. Cada grupo recebeu uma persona e teve 73 horas para desenvolver soluções completas, passando por etapas de pesquisa, ideação, prototipagem e testes, em um formato de Design Sprint.

A equipe de João Pedro contou com as estudantes turcas Dilara Topcu e Sude Atılmış. O grupo trabalhou com a persona “Maya”, uma profissional multilíngue que enfrentava dificuldades com métodos tradicionais de ensino.

Como solução, os estudantes desenvolveram uma plataforma adaptativa que aproveita o conhecimento prévio do usuário, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico. O projeto vencedor apostou em uma interface simplificada, com foco no uso de podcasts como ferramenta principal de ensino.

Segundo o pesquisador Jefferson Velasco, do Lemme Lab da UFSC, a experiência foi marcada pela integração entre os participantes dos dois países. Ao longo da semana, foi possível acompanhar os estudantes trabalhando simultaneamente no Brasil e na Turquia, superando barreiras culturais e fortalecendo a colaboração.

Além do resultado competitivo, o desafio também representa o início de uma parceria entre a UFSC e a universidade turca. A iniciativa busca ampliar a internacionalização da graduação e incentivar o desenvolvimento de projetos conjuntos. De acordo com o professor Julio Teixeira, coordenador do Lemme Lab, já estão previstos novos desdobramentos, incluindo a visita de professores da Turquia à UFSC no mês de maio.

Por Redação RSC - Informações UFSC


Estudante da UFSC leva design nacional ao topo global Anterior

Estudante da UFSC leva design nacional ao topo global

Banda Militar emociona e marca Dia da Família na Escola em Imbituba Próximo

Banda Militar emociona e marca Dia da Família na Escola em Imbituba

Deixe seu comentário