logo RCN
Geral

Estudantes do IFSC Joinville vencem congresso em SP com aplicativo para saúde de idosos

  • Imagem Divulgação - Estudantes do IFSC Joinville vencem congresso em SP com aplicativo para saúde de idosos

Entre as vencedoras, a imbitubense Amanda Fidelix ajudou a desenvolver o Pulse+, ferramenta que incentiva hábitos saudáveis

O aplicativo Pulse+, criado por três alunas do curso de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Joinville, foi reconhecido como experiência exitosa no XXII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, realizado em São Paulo. O projeto se destacou por unir tecnologia, educação em saúde e atenção à população idosa, e está disponível gratuitamente em formato APK, com o link para instalação fornecido pelas próprias desenvolvedoras.

Link Para Download

As estudantes Amanda Fidelix, de Imbituba, Raissa Rafaela Loos e Yasmin Narciso Venâncio desenvolveram o app dentro do projeto “Coração na Palma da Mão”, financiado pelo Edital de Protagonismo Discente do IFSC. A ferramenta permite que idosos registrem pressão arterial, sinais vitais, horários de medicação e atividades físicas, além de receberem lembretes e orientações sobre hábitos saudáveis.

A ideia surgiu ao perceberem que o foco da saúde pública ainda está no tratamento, e não na prevenção. Com base em dados do DataSUS que apontam as doenças cardiovasculares como principais causas de morte entre idosos em Joinville, as alunas criaram uma intervenção voltada ao autocuidado e a promoção da saúde.

Durante os testes, o aplicativo contou com a participação de idosos e profissionais de enfermagem, que ajudaram a aprimorar a usabilidade e o conteúdo. Apesar das dificuldades técnicas para disponibilizar o app na Play Store, o projeto teve ótima aceitação: 75% dos usuários afirmaram que o Pulse+ incentivou mudanças de comportamento, e 87,5% dos profissionais destacaram a linguagem acessível.

O reconhecimento nacional confirmou o potencial da iniciativa e reforçou o papel da enfermagem como agente de inovação. “Foi uma grande satisfação ver que todo o esforço valeu a pena e que o aplicativo foi reconhecido como uma ferramenta eficaz para promoção e educação em saúde”, afirmam as criadoras.

Com o Pulse+, as estudantes do IFSC mostram que o futuro da saúde pode estar, literalmente, na palma da mão, e destacam que estão abertas a aperfeiçoar o aplicativo, expandindo suas funcionalidades e alcance.

Por Allan Royer

Formatura do Projeto Geração Empreendedora da FACISC Reúne Jovens e Famílias na ACIM Anterior

Formatura do Projeto Geração Empreendedora da FACISC Reúne Jovens e Famílias na ACIM

Prefeitura de Imbituba abre dois Concursos Públicos com salários de até R$ 10,7 mil Próximo

Prefeitura de Imbituba abre dois Concursos Públicos com salários de até R$ 10,7 mil

Deixe seu comentário