logo RCN

Expresso Garopaba anuncia mudanças no transporte a partir de outubro

  • Foto: Reprodução Internet - Expresso Garopaba anuncia mudanças no transporte a partir de outubro

Empresa afirma que manterá serviço mínimo até solução sobre reajuste e reequilíbrio econômico-financeiro

A concessionária Expresso Garopaba Transportes Ltda comunicou que, a partir de 1º de outubro de 2025, passará a executar o transporte coletivo urbano de acordo com os parâmetros originais do contrato n° 076/2019 e do Aditivo n° 01. A medida prevê a circulação de seis veículos ativos e dois de reserva, número inferior aos atuais 12 ônibus em operação.

No início de setembro, a empresa havia anunciado a redução de parte da frota a partir de 15 de setembro, mas voltou atrás após reunião com a Prefeitura. Em comunicado conjunto com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Sidnei Gonçalves, a concessionária confirmou que os horários e itinerários permaneceriam inalterados até o fim do mês, período em que seguiria o diálogo entre o município e a empresa sobre o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

De acordo com a empresa, a decisão atual decorre da ausência de homologação do reajuste anual previsto contratualmente e da falta de resposta a pedidos de revisão por reequilíbrio econômico-financeiro.

A concessionária afirma ter protocolado nove ofícios com estudos técnicos, memoriais de cálculo e documentos de suporte desde 2023, além de acionar a Justiça em duas ações que tratam do tema.

No documento, a Expresso Garopaba destacou que a adequação não representa paralisação do serviço, mas sim o retorno ao formato inicialmente contratado, com a continuidade mínima do atendimento à população. 

No documento, a Expresso Garopaba destacou que a adequação não representa paralisação do serviço, mas sim o retorno ao formato inicialmente contratado, com a continuidade mínima do atendimento à população. A empresa afirma que espera uma decisão da Prefeitura ou da Justiça para ajustar as contas do contrato.

A equipe do RSC entrou em contato com a Prefeitura de Garopaba para comentar o posicionamento da concessionária, que se pronunciou através de nota oficial ainda na sexta-feira (26). 

Segue a nota na íntegra: 

“A Administração Municipal de Garopaba recebeu hoje ofício encaminhado pela concessionária Expresso Garopaba, comunicando novamente a redução de linhas e horários do transporte público a partir do dia 1º de outubro. Diante das repetitivas “ameaças” de paralisação do serviço, a Prefeitura já havia enviado, nesta mesma semana, um ofício solicitando os documentos comprobatórios necessários para análise do reajuste solicitado pela empresa. No entanto, o que recebemos foi novamente um aviso de redução. O grupo de trabalho responsável pelo transporte público no município já se reuniu e está avaliando alternativas viáveis para garantir uma solução definitiva, assegurando a continuidade eficiente e de qualidade para a população de Garopaba.” 


Por Redação RSC

Corpo de Bombeiros abre vagas para Curso de Guarda-Vidas em Imbituba e Garopaba Anterior

Corpo de Bombeiros abre vagas para Curso de Guarda-Vidas em Imbituba e Garopaba

Seminário discute futuro da educação pública em Garopaba com presença da deputada Luciane Carminatti Próximo

Seminário discute futuro da educação pública em Garopaba com presença da deputada Luciane Carminatti

Deixe seu comentário