logo RCN

Garopaba recebe novamente, certificado de inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro

  • - Foto: divulgação PMG

Além da certificação, houve também o reconhecimento da troca de instância de Governança

Garopaba, com suas riquezas e belezas naturais, merecidamente recebe mais uma vez o certificado de inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro, título que propicia uma série de benefícios Federais como, participação em políticas públicas, recursos e acesso a qualificação profissional na área. Dos 295 municípios catarinenses, somente 71 até o momento estão no mapa desta lista e Garopaba se enquadra na classificação B.  A inclusão de Garopaba é o resultado de um trabalho conjunto do Governo de Garopaba, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Desenvolvimento.

Além de estar integrado pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, o município foi reconhecido pela troca de instância, que antes era do Encantos do Sul, agora pertence à Grande Florianópolis. “A categorização estabelecida é uma ferramenta importante para acompanhar o desempenho da nossa cidade e poder manter o nosso turismo sempre emergente de forma organizada e sustentável. Queremos sempre ter nossa cidade nesta certificação e poder através dos recursos recebidos, ser um dos melhores anfitriões dos turistas que vem a Santa Catarina”, afirma o secretário Sérgio Lima. 

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. 

As categorizações levam em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: total de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, número de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. Para isso, é importante que os empreendimentos do trade turístico mantenham seus dados atualizados no Cadastur entre outras plataformas.


Fonte: Assessoria/PMG


Estrutura precária da Rodoviária de Imbituba assusta moradores Anterior

Estrutura precária da Rodoviária de Imbituba assusta moradores

Comitê de Gestão da Lei Paulo Gustavo inicia rodada de encontros nesta segunda-feira (24) Próximo

Comitê de Gestão da Lei Paulo Gustavo inicia rodada de encontros nesta segunda-feira (24)

Deixe seu comentário