CERPALO celebra formatura do Programa Mulheres Cooperativistas
Imbituba reforça ações contra a dengue com aplicação de inseticida em áreas críticas
-
Imagem iStock - Imbituba reforça ações contra a dengue com aplicação de inseticida em áreas críticas
Técnica química de longo alcance foi utilizada em pontos estratégicos dos bairros Nova Brasília e Vila Santo Antônio
A Prefeitura de Imbituba intensificou as ações de combate à dengue com a aplicação do Tratamento Perifocal em dois dos bairros com maior incidência da doença no município: Vila Santo Antônio e Nova Brasília. A operação foi realizada na última quinta-feira, dia 10, por agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde.
Utilizando uma bomba costal motorizada, os Agentes de Combate às Endemias aplicaram um inseticida de ação residual nas áreas externas de imóveis e locais considerados potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A estratégia busca eliminar os mosquitos adultos antes que possam se reproduzir.
A ação seguiu diretrizes técnicas estaduais e empregou o produto Fludora® Fusion. A fórmula permite alta eficácia com uma única diluição de 10 litros. O primeiro ponto a receber o tratamento foi um comércio na entrada da Vila Santo Antônio. Em seguida, os agentes atuaram em dois locais críticos em Nova Brasília, bairro que concentra 91 dos 363 focos registrados em 2025. Isso representa mais de um quarto dos casos da cidade.
As autoridades reforçam que, além das medidas químicas, é essencial o apoio da população no combate ao mosquito. Manter caixas d’água vedadas, eliminar recipientes que acumulam água e usar repelente estão entre as principais orientações.
Segundo o Ministério da Saúde, os repelentes mais indicados são os que contêm DEET, IR3535 ou Icaridina. Também é recomendado o uso de roupas que cubram o corpo, principalmente em áreas de risco elevado para a proliferação do Aedes aegypti.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário