logo RCN
Alerta

Imbituba pode decretar situação de emergência

  • - Coordenador da Defesa Civil, Laureci Teixeira - Foto: divulgação RSC Portal

Coordenador da Defesa Civil do município traz atualizações sobre as chuvas para os próximos dias e um balanço das ocorrências.

Desde a última semana, Santa Catarina vem enfrentando fortes chuvas por todo o estado, resultando em desabrigados e perdas para muitos cidadãos catarinenses. Na madrugada deste sábado (7), a cidade de Imbituba sofreu com alagamentos e registros, de acordo com alguns relatos, até de chuva com granizo. A Prefeitura Municipal está analisando a possibilidade de decretar estado de calamidade pública na cidade, nesta segunda-feira (09). 

O Coordenador da Defesa Civil de Imbituba, Laureci Teixeira, informou à redação do RSC Portal, detalhes sobre o trabalho intenso realizado nos últimos dias. “Desde quarta-feira (04), com alertas da Defesa Civil do Estado e Epagri Ciram, na quinta-feira (05), acionamos o Plano de Contingência, e até então aumentaram as demandas. Tivemos a chuva que começou na madrugada de sexta para sábado, uma chuva muito intensa, muito forte. Em 24h choveu 24 milímetros, nas 48h, o relatório é de 152 milímetros de chuva aqui em Imbituba. É bastante chuva para um período muito curto de tempo. Bastante estragos na cidade, a gente vem trabalhando exaustivamente para tentar deixar os munícipes com um pouco de mobilidade na cidade”, destacou o coordenador. 

Acúmulo de chuva

Imbituba esteve entre o top 5 de maiores acúmulos de precipitação da Amurel, durante este final de semana. Entre 24 a 152 milímetros. O monitoramento foi realizado pela Cigerd, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.  

Abrigos provisórios

“Desde o primeiro momento que acionamos o Plano de Contingência, abrimos os abrigos que estão dentro do plano. Retiramos uma família de uma residência, houve um deslizamento atrás da casa deles, mas a família não quis ir para o abrigo, resolveu ir para a casa de familiares e esperar a situação melhorar.”

“No Araçá a gente precisou retirar uma família de casa, devido a alagamento, tudo em conjunto com a Assistência Social. A família está em um abrigo provisório.

Regiões em alerta 

O Morro do Maquiné é um dos principais pontos de alerta na região de Imbituba, com isso, a Defesa Civil realiza um monitoramento constante na localidade. Segundo Laureci, não houve nenhum problema de deslizamento na área de alerta.

“A maior intensificação foi em Nova Brasília, as ruas bem alagadas. Nós tivemos no local, fizemos o serviço de hidrojato, conseguimos liberar um pouco a água e melhorou. Na Divinéia tivemos ocorrências na área da Portelinha. O bairro Praia do Rosa também teve bastantes ocorrências, muito serviço em relação à infraestrutura”, disse Teixeira.

Previsão do Tempo

Segunda-feira: as nuvens e a chuva diminui em SC, permanecendo de forma mais fraca e isolada, do Planalto ao Litoral, e com aberturas de sol. No Oeste, o sol aparece mais;

Terça-feira: sol entre nuvens em SC, com chance de chuva isolada no Litoral Norte, devido à circulação marítima;

Quarta e quinta-feira: chuva de totais mais elevados, com temporais e granizo, retornam a SC, devido a um cavado (área de baixa pressão) e passagem de frente fria. A chuva começa no final da quarta-feira, concentrando-se especialmente na quinta.

Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp 99993-1490.

Por redação RSC Portal, com informações Defesa Civil SC e g1 SC
Saiba o que pode eliminar o candidato nas provas do Enem Anterior

Saiba o que pode eliminar o candidato nas provas do Enem

Vacinação protege crianças de sequelas da covid-19 Próximo

Vacinação protege crianças de sequelas da covid-19

Deixe seu comentário