logo RCN
Inverno

Inverno mais quente?

  • Fonte: reprodução internet - Fenômeno El Niño

Fenômeno El Niño causa mudanças no início da estação

O inverno começa às 11h58 desta quarta-feira (21) no Brasil e vai até às 3h50 do dia 23 de setembro. Este ano, a estação mais fria do ano terá temperaturas mais amenas por causa da influência do El Niño.

O El Niño consiste no aquecimento das águas do Pacífico na região da Linha do Equador, com mudança na circulação de ventos e a distribuição de chuvas em todo o planeta. Por isso, neste inverno, a previsão é de chuva abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, e mais volumes no Sudeste e Sul.

“Geralmente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, enquanto na Região Sul e no Sudeste é observado aumento das chuvas. No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mas a meteorologista não descarta a entrada de massas de ar frio e formação de geadas em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste.

Santa Catarina

O dia começa com sol, mas a nebulosidade aumenta aos poucos em todas as regiões. No Grande Oeste há condições para pancadas de chuva com trovoadas a partir do final da tarde. Há risco baixo para ocorrências como alagamentos e danos associados a ventos fortes. Entre o final da noite e a madrugada a chuva pode avançar para as áreas litorâneas de forma isolada. No amanhecer marca temperaturas entre 7°C e 12°C do Oeste aos Planaltos, enquanto nas áreas litorâneas marcam de 10°C a 15°C. À tarde as temperaturas marcam  valores entre 17°C e 22°C.

Na quinta-feira (22) o tempo chuvoso predomina no Grande Oeste desde as primeiras horas do dia, devido a passagem de uma frente fria. A chuva dá início na porção oeste e avança aos poucos para as demais áreas, onde podem atuar na forma de temporais isolados no período da tarde. Nas áreas litorâneas, onde há ainda há presença de sol, as máximas alcançam valores de até 23°C.

Fontes: Agência Brasil e Defesa Civil SC


As baleias já estão entre nós! Anterior

As baleias já estão entre nós!

Pescador resgatado de barco que virou na costa de SC diz que tripulantes não concordaram com viagem Próximo

Pescador resgatado de barco que virou na costa de SC diz que tripulantes não concordaram com viagem

Deixe seu comentário