logo RCN
Segurança

Lula volta a criticar Donald Trump e provoca reação de aliados do presidente americano

  • Imagem Reprodução Internet - Lula volta a criticar Donald Trump e provoca reação de aliados do presidente americano

Declarações de Lula sobre a relação entre países geram resposta de Eduardo Bolsonaro e do advogado da Trump Media, que ironizou o discurso nas redes sociais

As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Donald Trump voltaram a gerar polêmica internacional e reações da oposição brasileira. Em discurso para estudantes no último sábado (18), Lula defendeu que a América Latina desenvolva uma “doutrina própria”, para que “nenhum presidente estrangeiro ouse falar grosso com o Brasil”.

O pronunciamento foi interpretado como uma crítica direta ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem o petista já trocou farpas em outras ocasiões. A fala repercutiu rapidamente nas redes sociais e chegou a ser traduzida e compartilhada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.

“Essa declaração é, no mínimo, mais um reforço de que Lula é o ‘bêbado da rua’ na comunidade internacional”, ironizou o parlamentar, criticando o posicionamento do presidente brasileiro diante de líderes estrangeiros.

O comentário ganhou eco entre aliados de Trump. Martin de Luca, advogado da empresa Trump Media, também se manifestou nas redes, afirmando que as falas de Lula “não são inteligentes em um momento em que o Brasil tenta reverter tarifas impostas pelos Estados Unidos”.

De Luca ainda ironizou o visual do presidente, vestindo vermelho durante o evento, e comparou-o a antigos líderes latino-americanos que confrontaram os EUA. “É como se Hugo Chávez e Evo Morales tivessem um filho e o chamassem de Lula”, escreveu.

As trocas de farpas ocorrem dias antes de uma possível reunião entre Lula e Trump na Malásia, onde ambos devem participar da cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) no fim desta semana. A expectativa é de que o encontro, caso ocorra, seja marcado por tentativas de distensionar o discurso, mas o clima político entre os dois segue tenso.

Por Redação RSC


Anvisa proíbe venda de azeite, suspende lotes de sal do Himalaia e chá com propaganda irregular Anterior

Anvisa proíbe venda de azeite, suspende lotes de sal do Himalaia e chá com propaganda irregular

Rádio 89.3 FM celebra 19 anos de história, crescimento e conexão com a comunidade Próximo

Rádio 89.3 FM celebra 19 anos de história, crescimento e conexão com a comunidade

Deixe seu comentário