Prefeitura de Garopaba corta árvore na Praça Gov. Ivo Silveira e deixa maritacas sem ninho
Ministro garante estabilidade no preço do frango, apesar de casos de gripe aviária
-
Foto: Getty Imagens - Ministro garante estabilidade no preço do frango, apesar de casos de gripe aviária
Até agora, foram confirmados dois casos da doença em aves: um em uma granja de Montenegro e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul
Apesar da confirmação de dois focos de gripe aviária no Rio Grande do Sul e da suspensão das exportações para 17 mercados, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que não há risco de aumento significativo no preço da carne de frango no Brasil.
Durante coletiva nesta segunda-feira, dia 19, Fávaro explicou que a maior parte da produção nacional, cerca de 70%, já é destinada ao consumo interno, o que ajuda a manter a estabilidade no mercado. Ele também destacou que a suspensão das exportações é localizada e que muitos países podem flexibilizar seus protocolos sanitários nas próximas semanas, caso o Brasil mantenha o controle da situação.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com mais de 5 milhões de toneladas enviadas ao exterior em 2024. Ainda assim, segundo o ministro, a experiência com surtos anteriores e a resposta rápida do sistema de defesa agropecuária indicam que o país está preparado para conter o avanço da doença.
Até agora, foram confirmados dois casos da doença em aves: um em uma granja de Montenegro e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul. Há outras suspeitas em análise, mas a maioria já foi descartada. Medidas de contenção, como abate sanitário e controle de circulação, estão sendo intensificadas nas áreas afetadas.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário