logo RCN

Nova Ponte do Siriú é inaugurada em Garopaba

  • - Foto: divulgação Assessoria/PMG

Investimento em mais de R$ 4 milhões, melhora acesso entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

O garopabense que acorda e sai em busca dos sonhos, é o mesmo que recorda os problemas que estão sendo deixados para trás. Com o investimento de R$ 4 milhões e 507 mil,  a inauguração da nova ponte, no bairro Siriú, é um marco para o desenvolvimento de Garopaba e região. Com 50 metros de extensão, pista dupla e espaços de múltiplo uso para pedestres e ciclistas, a estrutura impacta diretamente em um dos principais acessos à Garopaba. É que pelo trecho, a ligação com Florianópolis, por exemplo, reduz em cerca de 20 quilômetros, além disso é uma via direta ao município de Paulo Lopes.  Estima-se que, a partir de agora, a ponte vai ter um fluxo de 5 mil carros por dia.  O dado é com base no Processamento de Dados e Cálculo do Tráfego Médio Anual, dos postos de contagem de Garopaba. 

 

A obra foi inaugurada neste sábado (4), em uma grande celebração, que contou com a presença de autoridades e de toda a comunidade. “Mais do que uma estrutura sustentada por vigas e toneladas de concreto, essa obra é parte da história de uma cidade que está em transformação. Nossa equipe realiza os projetos com base no programa Garopaba em Ação, que pensa no presente da cidade, planejando o futuro pelos próximos 30 anos. É por isso que, com muito trabalho, no espaço tempo dos últimos dois anos e três meses, essa é a 44ª obra que estamos entregando ao munícipe e a todos aqueles que visitam nosso município. A gente segue com os investimentos e apenas uma palavra define o que sinto: gratidão. Seguimos com os trabalhos, por isso o ano está só começando”, revela o prefeito de Garopaba, Junior Abreu. 


Imagem: Ponte do Siriú - Divulgação 


Para contar mais sobre esse marco na história de Garopaba, o protagonismo comunitário ganha espaço. Moradores do bairro desde criança, os nativos garopabenses do Siriú, Jacinto Lourenço e Aduce  Leonardo Abreu, compartilharam suas percepções sobre as diversas fases do desenvolvimento urbano da cidade, da época em que atravessavam o Rio Siriú de canoa à construção de pontes. Assista o depoimento, e cenas da construção da Ponte do Siriú, no vídeo preparado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Garopaba. Clique aqui. Para mais informações sobre as obras finalizadas e em andamento na cidade, acesse a página de “Obras e Ações”, do site oficial do Governo de Garopaba. Clique aqui

 

Histórico 

Em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Garopaba iniciou a obra da nova Ponte do Siriú em junho de 2022.  A primeira etapa foi a fundação, a que mais preocupou os engenheiros, porque envolvia o bate estaca em balsas. Além disso, a profundidade do Rio Siriú podia variar pela presença de rochas.  Em paralelo, foram construídas as vigas com concreto protendido, sendo a única obra de Garopaba com esse tipo de material,  que garante menos deformidade, e melhor desempenho. Posteriormente, colocaram os blocos, e com um guindaste, as vigas. Então, foi a vez da execução das pré-lajes, para então a etapa do concreto, e enfim, a pavimentação. Nos acabamentos, teve a colocação da sinalização, do paisagismo e da iluminação. 

 

Texto e fotos: Assessoria/PMG






PF apurará se houve crime no caso de joias doadas pelo governo árabe Anterior

PF apurará se houve crime no caso de joias doadas pelo governo árabe

Rompimento de bueiro deixa trecho da BR-470 novamente em meia pista; saiba onde Próximo

Rompimento de bueiro deixa trecho da BR-470 novamente em meia pista; saiba onde

Deixe seu comentário