logo RCN
Geral

Número de fumantes volta a crescer no Brasil após duas décadas de queda

  • Imagem iStock - Número de fumantes volta a crescer no Brasil após duas décadas de queda

Popularização dos cigarros eletrônicos preocupa especialistas e acende alerta para os riscos do tabagismo entre jovens

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil registrou aumento no número de fumantes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a proporção de adultos que consomem cigarros passou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, representando um crescimento de 25% em apenas um ano. O levantamento interrompe uma tendência de redução que vinha sendo observada desde o início dos anos 2000.

Entre os fatores apontados para o crescimento está a popularização dos cigarros eletrônicos e vapes, especialmente entre os mais jovens. O médico da família e comunidade Felipe Bruno da Cunha explica que esses dispositivos, por parecerem menos nocivos, têm atraído novos usuários. “Há uma relação direta com os cigarros eletrônicos, que se tornaram comuns entre os jovens. Apesar da aparência inofensiva, eles também causam dependência e trazem riscos sérios à saúde”, afirmou o especialista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma pandemia global, sendo responsável por cerca de 8 milhões de mortes por ano. O cigarro está ligado a mais de 50 tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios e diversos tipos de câncer, como o de pulmão. Além disso, os chamados fumantes passivos, pessoas que convivem com fumantes, também estão sujeitos a complicações graves de saúde.

Diante do cenário preocupante, o médico reforça a importância de buscar ajuda para abandonar o vício. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para o tabagismo, com acompanhamento médico, psicológico e uso de medicamentos quando necessário. “Parar de fumar é possível, mas é preciso apoio e acompanhamento. Quanto antes a pessoa buscar ajuda, maiores são as chances de sucesso”, conclui.

Por Redação RSC, com informações agênciaBrasil

CERPALO realiza a Primeira Corrida + Energia em Ibiraquera Anterior

CERPALO realiza a Primeira Corrida + Energia em Ibiraquera

SAMAE de Imbituba lança concurso com salários de até R$ 8,2 mil Próximo

SAMAE de Imbituba lança concurso com salários de até R$ 8,2 mil

Deixe seu comentário