logo RCN

Objeto aparece na Praia da Vila e pesquisadores acreditam se tratar de peça de navio da 2ª Guerra Mundial

  • - Artefato encontrado em praia de SC — Foto: PMP/Divulgação

Fonte: g1 SC

Essa é a primeira vez que se tem notícia do avistamento do objeto em Santa Catarina, segundo os pesquisadores.

Dois pesquisadores encontraram um fardo de borracha na areia da Praia da Vila, em Imbituba, no Litoral Sul catarinense. A descoberta aconteceu em 18 de setembro, mas a informação de que se tratava de um objeto de navio afundado na 2º Guerra Mundial foi divulgada pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) na sexta-feira (23).

Essa é a primeira vez que se tem notícia do avistamento do objeto em Santa Catarina, segundo os pesquisadores. No entanto, a primeira aparição de um fardo similar no país foi registrada em 2018.

O objeto foi encontrado por Leonardo Ferreira Rosa, técnico de monitoramento, e Márcio Flor, monitor de Campo. Agora, o artefato ficará em um local para exposição dentro do projeto.



"Não temos como confirmar de qual navio é por estar a muitos anos submerso no mar, mas tem duas hipóteses. O Ss Rio Grande ou Weserland", explicou Rosa.


Em 2021, outros exemplares também apareceram em Sergipe, Alagoas e Bahia. Eles foram chamados de 'caixas misteriosas' até a que pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)


Fardo encontrado em praia de Santa Catarina — Foto: PMP/Divulgação

Fardo encontrado em praia de Santa Catarina — Foto: PMP/Divulgação


Após a consulta a especialistas e documentos, veio a confirmação que o fardo encontrado pela equipe é o mesmo modelo dos demais registrados em outras praias do Brasil", informou o PMP.



Confira datas em que os beneficiários devem receber Auxílio Brasil Anterior

Confira datas em que os beneficiários devem receber Auxílio Brasil

Inscrições abertas para o 1º Encontro de OPECs ACAERT Próximo

Inscrições abertas para o 1º Encontro de OPECs ACAERT

Deixe seu comentário