logo RCN
Imbituba

Obras nas marginais da BR 101 em Imbituba prejudicam munícipes; entenda

  • - Foto: divulgação

Na quinta-feira (08), moradores organizaram uma reunião com autoridades do município e neste sábado (10), realizarão uma manifestação em prol de melhorias no projeto da obra

Cerca de 10 mil habitantes de cinco comunidades, em Imbituba, passam por transtornos com as obras nas marginais da BR-101, sentido norte do município. 

A falta de esclarecimento do projeto para os munícipes, sobretudo para as pessoas que vivem na região, é um dos principais pontos para a manifestação. A comunidade alega que no contrato e no projeto da empresa prestadora dos serviços, CCR Via Costeira, não consta como será a realização da obra, além de não terem sido consultados, ficando sem o conhecimento do projeto. 

O engenheiro civil, empresário e morador do bairro Alto Arroio, Rafael Pereira Mendes, explicou, após a reunião de quinta-feira (08), quais as reivindicações da população imbitubense. “O antigo projeto do DNIT que tivemos acesso, constava que seria uma via de mão dupla, e até então já estava aprovado e encaminhado. Depois, do nada, começaram a executar a obra. Surgiram alguns boatos de que seria uma pista de mão única, sentido norte. Então agora queremos entender isso, a viabilidade técnica, porque, quem entende o mínimo em engenharia de mobilidade, sabe que não existe” disse Rafael. 

Nos trechos onde as mudanças estão sendo feitas, existem comércios e residências, todos os pontos ligados diretamente à área portuária e logística da cidade de Imbituba. O município não tem vias secundárias que facilitem o acessos. A obra irá mudar toda a mobilidade da região, o projeto não contempla as empresas locais. A população reivindica por via de mão dupla nos km 's 275 a 277. 

Um dos idealizadores do movimento e morador do Alto Arroio, Jhonatan Delfino, contou como tudo iniciou . “No mês de abril deste ano nós ouvimos rumores de que a marginal seria feita em mão única, diversos moradores tentaram ter acesso aos projetos para confirmar de fato. Eu estive em contato com os vereadores, Matheus e Gilberto para ver se conseguimos ter acesso a essas informações. No dia 5 de junho, nosso amigo e morador do bairro, Magdiel, tomou a iniciativa de formar um grupo no WhatsApp para nos organizarmos e poder começar as reivindicações." 

As novas mudanças também prejudicam o setor turístico do município. Os acessos para as principais praias da cidade ficaram defasados. Outro ponto importante, é a questão ambiental, visto que surgiram diversos questionamentos da população quanto a drenagem das vias que irão direto para a Lagoa da Ibiraquera. 

Rafael Pereira Mendes, falou sobre a preocupação com o meio ambiente. “Tem pelo menos uns três pontos de drenagem que nós observamos, deixaram uma ala já encaminhada no sentido da lagoa. É uma preocupação, se a ala já está direcionada, muito provável que irá atravessar esses lotes aqui, até chegar na lagoa”, cita o engenheiro. 

Na reunião desta quinta-feira (08) estiveram presentes algumas autoridades do município de Imbituba, como vereadores e representantes da SCPAR Porto de Imbituba, 

Entenda o caso: 

Em 2010, foi realizada a duplicação da BR-101 em Imbituba, em todos os acessos do município, e no projeto apresentado constava, inclusive, todas as marginais pavimentadas, passarelas, e infraestrutura adequada. 

Após a finalização da obra de duplicação, os outros requisitos (citados acima) não foram cumpridos, causando prejuízo às comunidades locais. Desde 2013 a comunidade e representantes do município vem se mobilizando para melhorias nesse trecho. 

Na época, pequenas melhorias foram realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após a conclusão da obra, como o retorno do trevo, no bairro Arroio, as ruas que ligavam o acesso, e a iluminação, que ficou pendente por um bom tempo, devido questões contratuais. Após quase dez anos, as obras voltaram. 

Em 2022, a empresa de Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), ganhou o processo licitatório para a realização dos serviços. Neste ano, o governador do Estado, Jorginho Mello, colocou todos os pedidos do município no contrato, depois da concessão para iniciativa privada. Imbituba será a primeira cidade da lista a receber melhorias, desde os trechos do Rio Grande do Sul até Paulo Lopes (SC). Uma via de 7 quilômetros de extensão será construída, com um investimento de mais de 40 milhões de reais. 

Manifestação pacífica: 

A manifestação será neste sábado (10), às 10h, realizada no pátio do Posto Alto Arroio. Os moradores do Alto Arroio e região contam com a presença de toda população imbitubense. Estarão realizando recolhimento de assinaturas para um abaixo assinado, sendo também, um espaço para compartilhar mais informações.


Ciclone, frio e chuva devem marcar a semana; veja a previsão do tempo Anterior

Ciclone, frio e chuva devem marcar a semana; veja a previsão do tempo

MEC divulga cronogramas do Sisu, Prouni e Fies Próximo

MEC divulga cronogramas do Sisu, Prouni e Fies

Deixe seu comentário