logo RCN

Pesca do camarão pode ser retomada a partir desta semana

  • Foto: Divulgação - Pesca do camarão pode ser retomada a partir desta semana

A última terça-feira (15) marcou o último dia do período de proibição da pesca dos camarões, rosa e branco, nas águas das lagoas do Camacho, Garopaba do Sul, Imaruí, Mirim, Santa Marta, Santo Antônio, marginais e afluentes.

Entre os dias 15 de julho a 15 de novembro, a captura da iguaria fica proibida em virtude do defeso anual, garantindo que a continuidade dos processos de reprodução e crescimento do crustáceo não sejam interrompidos. Entre os meses de junho e novembro é registrado o aumento na quantidade de camarões ‘jovens’, que não chegaram à idade reprodutiva.

“A abertura da captura do camarão no Complexo Lagunar, para muitos é só a continuidade da atividade. O defeso para reprodução da espécie não vem sendo respeitado como deveria para garantir o estoque da espécie. A falta de conscientização e fiscalização vem dificultando os trabalhos de um defeso bem sucedido. Parabéns para os pescadores que têm o conhecimento da causa e respeitam os quatro meses do defeso”, lamentou Maria Aparecida Ramos, presidente da Uapi, em rede social.

O período de proteção é instituído pela normativa nº 163/2007, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Conforme a legislação, durante o defeso qualquer ‘petrecho’ que esteja sendo utilizado na pesca da espécie deve ser apreendido pela autoridade ambiental, assim como os animais capturados. A captura do camarão estará liberada até julho de 2023.

Via Agora Laguna

Baleia da menor espécie vista no Brasil encalha sem vida em praia da Grande Florianópolis Anterior

Baleia da menor espécie vista no Brasil encalha sem vida em praia da Grande Florianópolis

Prefeitura de Imaruí realiza reforma em quadra da escola Portinho Bittencourt Próximo

Prefeitura de Imaruí realiza reforma em quadra da escola Portinho Bittencourt

Deixe seu comentário