logo RCN

Praia Central de Balneário Camboriú completa 1 mês totalmente imprópria para banho

  • - Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú — Foto: Element Films/Divulgação

Fonte: g1 SC

Prefeitura contesta resultado do relatório do Instituto do Meio Ambiente, órgão estadual responsável por analisar a água do mar em Santa Catarina.

Pela quarta semana seguida, a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, segue totalmente imprópria para banho de mar.


A informação é do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) desta sexta-feira (23). O município questiona os resultados.


"Tanto o nosso relatório quanto o do IMA, em condições normais, dão a praia como excelente e ótima, com relação a balneabilidade", afirma o diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Douglas Beber.


A praia mais movimentada do município teve 10 pontos analisados pelo IMA, desde o Pontal Norte até a Barra Sul. A última coleta ocorreu no dia 19.



Praia Central de Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balnário Camboriú/Divulgação

Praia Central de Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balnário Camboriú/Divulgação

Além da Praia Central, foi analisada a qualidade da água das praias do Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras. As três primeiras têm qualidade para banho em toda a extensão. Em Taquaras, um dos pontos não é recomendado para banhistas.


O IMA considera um ponto impróprio para banho em duas situações: quando, em duas das últimas cinco coletas semanais, a concentração do coliforme fecal for superior a 800/100mL, ou se a coleta mais recente ficou superior a 2.000/100mL.


O diretor-geral voltou a questionar o resultado. Segundo ele, os pontos foram coletados pelo IMA em meio a enxurradas, o que justifica a conclusão divulgada pelo órgão.


Além disso, Beber diz que a praia alargada ainda contribuiu para uma boa qualidade da água, "pelo fato de ter trazido areia virgem pra recompor a faixa de areia".

Relatório do IMA

As análises do IMA são feitas em todo o litoral catarinense. Ao todo, são 237 pontos. De acordo com o relatório desta sexta, 115 estão próprias e 122 impróprias.


No Litoral Norte, além de Balneário Camboriú, as praias de Itapema, Porto Belo e Bombinhas também foram apontadas como totalmente impróprias para banho de mar.


Dólar cai para R$ 5,16 com prévia da inflação no Brasil Anterior

Dólar cai para R$ 5,16 com prévia da inflação no Brasil

Aeronautas rejeitam acordo e paralisações entram no quinto dia Próximo

Aeronautas rejeitam acordo e paralisações entram no quinto dia

Deixe seu comentário