logo RCN
Imbituba

Problema com saneamento preocupa moradores, saúde e a imagem turística de imbituba

  • - Foto: divulgação

Transtorno persiste mesmo após o término das chuvas, devido a um sistema de drenagem ineficaz e bueiros deteriorados.

Na manhã desta quinta-feira, 30, a equipe de reportagem do Programa Espaço Aberto registrou os desafios enfrentados pelos moradores da Av. Beira Mar, localizada no coração de Imbituba. Um residente destacou um preocupante problema de saneamento que afeta não apenas o conforto dos locais, mas também a reputação turística da região e saúde.

Durante os períodos de chuvas, as residências na avenida enfrentam inundações, transformando a Beira Mar, conhecida por ser o cartão postal da cidade, em um cenário preocupante. O transtorno persiste mesmo após o término das chuvas, devido a um sistema de drenagem ineficaz e bueiros deteriorados.

Ao buscar uma solução junto ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), foi revelado que a obstrução causada por dunas exige autorização de órgãos ambientais para intervenções. O SAMAE está em busca de alternativas para contornar o problema, mas o morador revela que essa questão já perdura há um tempo considerável.

Chama atenção o fato de que um morador em questão registrou diversas reclamações na Prefeitura, sem que uma solução efetiva fosse apresentada até o momento. Com a iminência da alta temporada turística, crescem as apreensões sobre os potenciais impactos negativos na imagem de Imbituba.

De acordo com o Habitat Brasil, a destinação inadequada do lixo e a falta de tratamento de água e do esgoto aumentam o contato com inúmeros agentes perigosos para a saúde. Doenças com maiores incidências devido à exposição a ambientes sem saneamento são leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifóide e cólera.

Cada R$ 1 investido por governos em saneamento básico economiza R$ 4 em custos no sistema de saúde, estimam especialistas. No município de Imbituba não consta nem 5% de saneamento básico. Sendo a média nacional de 47%. 


Apenas 28% das rodovias de SC são consideradas boas ou ótimas, aponta estudo Anterior

Apenas 28% das rodovias de SC são consideradas boas ou ótimas, aponta estudo

Com bagunça do El Niño, SC deverá sofrer com verão ‘abrasador’ em 2024 Próximo

Com bagunça do El Niño, SC deverá sofrer com verão ‘abrasador’ em 2024

Deixe seu comentário