logo RCN

Rodovias federais seguem com interdições após chuvas e alagamentos em SC

  • - Alagamento em Palhoça, na Grande Florianópolis — Foto: Prefeitura de Palhoça/ Divulgação

Fonte: g1 SC 

Há pelo menos três pontos totalmente bloqueados, segundo a PRF. Trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi liberado na manhã desta sexta-feira (2).

Santa Catarina segue com rodovias federais interditadas nesta sexta-feira (2), segundo a Polícia Rodoviária Federal. Os bloqueios acontecem após a chuva forte e intermitente que deixou ao menos duas pessoas mortas e um bombeiro militar desaparecido no estado.

Ainda na quinta-feira (1º), o governador, Carlos Moisés, divulgou um decreto de situação de emergência para o estado. Segundo a Defesa Civil, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados em todo o território catarinense nesta sexta-feira.


Relatório divulgado pelo órgão na noite de quinta-feira mostra que Santa Catarina possui ao menos 882 pessoas desalojadas e 195 desabrigadas. Mais de 16 mil moradores foram afetados, de outras formas, pelas chuvas.

Interdições (atualizado às 5h50)

Bloqueios totais:

  • BR-101: km 166, em Tijuycas;
  • BR-282: km 41, em Águas Mornas;
  • BR-280: Serra de Corupá.

Após deslizamentos, o trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi liberado nos dois sentidos por volta das 5h15 desta sexta-feira, conforme a PRF. Na direção Sul, no entanto, uma faixa permanece fechada para conclusão das obras.


Bloqueios parciais:

BR-282: km 22, em Santo Amaro da Imperatriz (apenas veículos leves passam).

Mortes

Um homem morreu soterrado após ser atingido por um deslizamento de terra em Brusque, no Vale do Itajaí, na manhã desta quinta-feira (1º). A vítima estava nos fundos de casa quando o acidente aconteceu.

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, um homem morreu na manhã desta quinta-feira ao tentar atravessar uma área alagada no bairro Jardim Eldorado. Ele teria sido eletrocutado ao tentar se agarrar em um fio energizado.

Além disso, um bombeiro que trabalhava em resgate de vítimas das chuvas em Navegantes, no Litoral Norte, desapareceu.

Bombeiro desaparecido

O bombeiro militar Tiago José Teodoro desapareceu após o barco em que usava para resgate virar por conta da forte correnteza no Rio Itajaí, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta quinta. Um guarda-vidas civil e um pescador, dono da embarcação, conseguiram se salvar.

Ilhados

Nesta quinta, moradores de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, foram resgatados pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros, após ficarem ilhados em cima de lajes e telhados de suas casas. A cidade está inundada (veja acima).

Entre os moradores retirados da área inundada havia adultos, crianças de colo, gestante e uma pessoa com deficiência. Todos foram levados para um local seguro.





Bloqueio no orçamento das universidades federais é suspenso Anterior

Bloqueio no orçamento das universidades federais é suspenso

Chuva diminui a partir desta sexta mas Defesa Civil mantém alerta vermelho Próximo

Chuva diminui a partir desta sexta mas Defesa Civil mantém alerta vermelho

Deixe seu comentário