logo RCN
Clima

Tempestade Akará, que atua no sul do Brasil, perde intensidade e é rebaixada de categoria

  • - Imagem mostra a tempestade tropical Akará na costa brasileira. — Foto: NOAA

Ciclone está no litoral Sul do Brasil e tinha sido classificado na segunda (19) como tempestade tropical, uma modalidade mais intensa. Agora, perdeu força e virou uma depressão tropical.

A tempestade tropical Akará, que atua sobre o sul do Brasil, perdeu força e foi rebaixada para a categoria de depressão tropical, menos intensa. A informação é da Marinha.

Os ciclones podem ser de diversas categorias, em que a mais leve é a perturbação tropical e a mais intensa, o furacão.

No caso do Akará, ele foi classificado agora como depressão tropical. Essa é a segunda categoria, ou seja, mais leve. Ela é caracterizada por ventos de até 60 km/h.

Na tempestade tropical, que era a categoria anterior, a intensidade poderia causar ventos de até 116 km/h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O sistema havia sido chamado pela Marinha de tempestade tropical no domingo (18), a partir da intensificação de um ciclone subtropical que atuava desde sexta-feira (16) em alto-mar. (Veja abaixo a evolução da tempestade quando se tornou um ciclone)

O fenômeno é considerado raro na costa brasileira, segundo meteorologistas e a Marinha do Brasil e é a terceira vez que é registrado no Brasil. Os outros dois ciclones aconteceram em 2004 e 2019.

Tempestade especial

De acordo com os meteorologistas, a tempestade Akará é especial principalmente por seu deslocamento atípico. O ciclone segue em direção ao Sul do país ao invés de se afastar para o leste, em direção ao Atlântico.

Ciclones são comuns na costa brasileira. Os ciclones extratropicais são os mais observados e acontecem o ano todo. Estão associados a uma frente fria e se movem pelas águas quentes do Oceano Atlântico. Em geral, essas formações seguem para o leste, para alto-mar, se afastando do Brasil.

Por g1 SC

Governo corrige repasse para remuneração de agentes de saúde Anterior

Governo corrige repasse para remuneração de agentes de saúde

Moradores de Imbituba reivindicam calçamento completo em rua do bairro Nova Brasília Próximo

Moradores de Imbituba reivindicam calçamento completo em rua do bairro Nova Brasília

Deixe seu comentário