Professoras são impedidas de almoçar na própria escola em SC
Trump anuncia primeira fase de acordo de paz entre Israel e Hamas
-
Imagem REUTERS/Mahmoud Issa - Trump anuncia primeira fase de acordo de paz entre Israel e Hamas
Entendimento prevê libertação de reféns e recuo militar israelense na Faixa de Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (8) que Israel e Hamas chegaram a um entendimento para implementar a primeira fase de um acordo de paz na Faixa de Gaza. O anúncio ocorre exatamente dois anos após o ataque do Hamas que deu início à guerra.
Segundo Trump, a primeira etapa do plano prevê a libertação de todos os reféns israelenses e o recuo das tropas de Israel para uma linha previamente acordada. Em publicação no Truth Social, o presidente afirmou ter “muito orgulho em anunciar que Israel e Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz”, destacando que os passos iniciais buscam uma “paz forte, duradoura e eterna”.
Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou o momento como “um grande dia” para o país, mas ressaltou que continuará perseguindo os objetivos nacionais. Ele também informou que o governo israelense se reunirá para ratificar o acordo, conforme exigido pela legislação do país.
Por outro lado, o grupo Hamas confirmou o entendimento e declarou que o acordo prevê, além da libertação dos reféns, a retirada das forças israelenses de Gaza, o envio de ajuda humanitária e uma “troca de prisioneiros”.
Fontes ligadas ao governo israelense afirmam que a soltura dos reféns deve ocorrer entre sábado (11) e segunda-feira (13). Questões mais complexas, como o desarmamento do Hamas e a governança futura de Gaza, ainda permanecem em aberto, sendo tratadas em etapas posteriores do acordo.
Por Redação RSC, com informações Agência Brasil e HC
Deixe seu comentário