logo RCN
Garopaba

Você sabia? Alimentação escolar de Garopaba valoriza mulheres da agricultura familiar

  • - Foto: Alan Pedro/PMG

Ao todo, 73,53% do total do recurso proveniente do Governo Federal pago aos agricultores familiares, na merenda da Rede Municipal de Ensino, é destinado às mulheres da agricultura familiar. Assim, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está de acordo com a nova atualização na legislação do PNAE.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável pela oferta da alimentação escolar das crianças da Rede Pública Municipal de Ensino, recebeu mais uma atualização na legislação. Na última semana houve a divulgação da Lei Nº 14.660, que altera o art. 14 da Lei nº 11.947,de 2009 para incluir grupos formais e informais de mulheres da agricultura familiar como prioridade na aquisição de alimentos para a alimentação escolar.  

A Lei nº 11947 torna obrigatória a aquisição de, no mínimo, 30% do recurso proveniente do Governo Federal de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. Na Rede Municipal de Ensino de Garopaba, além de ultrapassar este percentual, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Setor de Alimentação Escolar, garante que, deste total pago aos agricultores familiares, 73,53% seja de agricultoras familiares,  todas moradoras do município O que contribui com a economia local, com a sustentabilidade e a  valorização dos pequenos produtores.  Ao todo são 13 agricultores familiares individuais, sendo que desses, 9 são mulheres. 

É neste contexto que a Gerente de Alimentação, Nutrição e Merenda Escolar, nutricionista Gabriela Fraga Teixeira, explica os benefícios de encurtar o caminho do alimento até a mesa do aluno. "Para ser considerado como agricultura familiar, a mão de obra utilizada é a da família, dona daquela terra. É por isso que existe uma relação muito próxima com o alimento produzido, e os nossos alunos sentem todo esse cuidado, no sabor, na cor, na qualidade da merenda", destaca.

Texto e foto: Assessoria/PMG


Ciclone com ventos de até 110 km/h em Imbituba; Defesa Civil alerta cidadãos Anterior

Ciclone com ventos de até 110 km/h em Imbituba; Defesa Civil alerta cidadãos

Confira os concursos públicos abertos em SC com salários que podem chegar a R$ 22 mil Próximo

Confira os concursos públicos abertos em SC com salários que podem chegar a R$ 22 mil

Deixe seu comentário