logo RCN
Politica

Cármen Lúcia assume presidência do TSE

  • (Imagem Rosinei Coutinho/SCO/STF) - Cármen Lúcia assume presidência do TSE

Ministra entra na vaga deixada por Alexandre de Moraes

Na segunda-feira (3) a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia tomou posse do cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mandato será de dois anos, sendo ela responsável por comandar as eleições municipais de outubro de 2024. Cármen entra na vaga deixada por Alexandre de Moraes, que cumpriu o período máximo de um biênio na chefia do TSE. 

A nova presidente garantiu que o Brasil terá eleições livres e democráticas em outubro. Cármen também acrescentou que a disseminação de mentiras pelas redes sociais é um “desaforo tirânico” contra as democracias e que os abusos não serão tolerados. 

O ministro Nunes Marques ficará com a vice-presidência do tribunal pelo mesmo período.  Os ministros André Mendonça (STF), Raul Araújo e  Maria Isabel Gallotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares (Advocacia) completam a composição do plenário.

Perfil

Cármen Lúcia foi nomeada para o Supremo durante o primeiro mandato do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ela sucedeu o ministro Nelson Jobim na Corte. Antes de chegar ao STF, a ministra atuou como procuradora de Minas Gerais. É formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

Será a segunda passagem da ministra pela presidência do TSE. Em 2012, Cármen se tornou a primeira mulher a comandar a Justiça Eleitoral e o pleito municipal daquele ano. De volta ao tribunal, a ministra se destaca pelo combate às fraudes de cotas de gênero nas eleições e violência política contra candidatas.

Por Redação RSC

Câmara acata nova denúncia contra prefeito de Laguna Anterior

Câmara acata nova denúncia contra prefeito de Laguna

Fernando Rosa ressalta importância da participação popular nas melhorias das estradas de Nova Brasília Próximo

Fernando Rosa ressalta importância da participação popular nas melhorias das estradas de Nova Brasília

Deixe seu comentário