logo RCN
Política

TSE lança simulador online para treinar voto nas urnas eletrônicas

  • (Imagem reprodução/TSE) - TSE lança simulador online para treinar voto nas urnas eletrônicas

Objetivo da iniciativa é aumentar a confiança dos eleitores no processo eleitoral e reduzir o número de erros durante a votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um simulador online para ajudar eleitores a se familiarizar com o processo de votação nas urnas eletrônicas antes das eleições de outubro. O objetivo é garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua familiaridade com a tecnologia, possam votar com confiança e eficiência.

O simulador pode ser acessado por qualquer pessoa conectada à internet e oferece uma recriação virtual da experiência de votação. Ele é projetado para familiarizar o eleitor com o funcionamento da urna eletrônica e a ordem de votação, que incluirá a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas próximas eleições.

Inclusão

O site do simulador foi desenvolvido com uma série de recursos inclusivos para atender a diferentes necessidades. Entre as opções disponíveis estão explicações em áudio, texto e Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir que todos os eleitores possam entender o processo de votação. 

Como funciona

Ao acessar o simulador, o usuário é direcionado a uma página que exibe uma imagem da urna eletrônica e uma “cartela” com nomes fictícios de candidatos. O site oferece instruções detalhadas sobre como votar. A interface foi projetada para ser intuitiva e fácil de usar, mas, caso o eleitor tenha dúvidas, um vídeo explicativo detalhado está disponível para esclarecer qualquer questão.

O objetivo da iniciativa é aumentar a confiança dos eleitores no processo eleitoral e reduzir o número de erros durante a votação. Com o simulador, os cidadãos podem praticar e se sentir mais seguros ao utilizarem a urna eletrônica no dia da eleição. 

O simulador pode ser acessado através do site oficial do TSE. 

Por Redação RSC


Rádio 89 promove democracia com cobertura das eleições 2024 Anterior

Rádio 89 promove democracia com cobertura das eleições 2024

STJ julga recurso e põe em prática descriminalização do porte de maconha Próximo

STJ julga recurso e põe em prática descriminalização do porte de maconha

Deixe seu comentário