logo RCN

Fim da novela: por 7 x 6 vereador Leonir de Sousa é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba

  • - Vereador Leonir após eleito - Foto: redação RSC Portal

Por redação RSC Portal

Eleição ficou marcada por várias suspensões e repercussão nacional

Após um período conturbado, onde houveram 3 tentativas frustradas de eleger a mesa diretora do legislativo de Imbituba, na noite da última sexta-feira, 23, os vereadores Leonir (PODEMOS), Bruno Pacheco (PSB), Valdir Rodrigues (PSD), e Thiago Rosa (PP), finalmente puderam comemorar a vitória.

A chapa 1 derrotou por maioria (7x6) a chapa 2, composta por Elísio Sgrot (PP), Matheus Pereira (PSDB), Michel Nunes (PL) e Deivid Rafael (MDB).

Neste ano, a eleição foi marcada por muita discordância e por momentos no mínimo inusitado. O vereador Renato Figueiredo Ladeada (PSB), protagonizou uma cena que rodou o país e virou meme compartilhado nos grupos de WhatsApp. Em um momento de descontrole, rasgou documentos, deu vários tapas na mesa e tirou o microfone do então presidente Elísio, o que foi considerado por muitos quebra de decoro parlamentar.

Se não bastasse, muitas trocas de acusações de ambos os lados foram registradas e os ânimos se exaltaram tanto que houve necessidade da intervenção da equipe de segurança privada da Câmara a fim de manter, dentro do possível, a continuidade dos trabalhos.

Em seu último capítulo, a eleição da mesa correu dentro da normalidade.

O embate maior foi após leitura do recurso apresentado pela chapa 1, que visava reverter a decisão do presidente Elísio de impugnar a chapa de Leonir de Sousa pois, segundo o mesmo, não havia documentação em anexo que comprovasse o convite a proporcionalidade de partidos, item indispensável para a formação do grupo que deseja presidir a Câmara.

Em votação no plenário, o relatório apresentado pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Eduardo Faustina (PP), que mantinha a decisão do Presidente Elísio em declarar inapta a chapa 1, foi rejeitado por maioria e, então a eleição finalmente aconteceu.

Assim, o vereador Leno de Sousa, em sua primeira legislatura, chega à presidência e, em discurso emocionado, citou toda uma geração de pescadores que fizeram parte de sua família e que segundo ele, o deixam extremamente orgulhoso. Ele assumirá em 1º de janeiro o comando d acasa do povo.

O ano ainda não acabou

Mas se engana quem pensa que essa foi a última sessão polêmica que teremos no ano. Em ato contínuo, Elísio, no ato da presidência, convocou sessão extraordinária para o dia 29/12, próxima quinta-feira. Em pauta, o rito que norteará os trabalhos da CEI (Comissão Especial de Inquérito), que visa elucidar o caso do suposto crime eleitoral praticado por servidores da Secretaria Municipal da Saúde durante as eleições de 2022 e que teve, após ação da polícia civil, afastamento da Secretária Graciela Wiemes.

Congresso promulga reajustes para parlamentar, ministro e presidente Anterior

Congresso promulga reajustes para parlamentar, ministro e presidente

Presidente do Olodum vai comandar a Fundação Cultural Palmares Próximo

Presidente do Olodum vai comandar a Fundação Cultural Palmares

Deixe seu comentário