Projeto busca ampliar fiscalização de pontes e viadutos em Santa Catarina
-
Imagem assessoria parlamentar - Projeto busca ampliar fiscalização de pontes e viadutos em Santa Catarina
Proposta do deputado Adilson Girardi cria política estadual de inspeção e manutenção periódica para prevenir acidentes
Um projeto em análise na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pretende instituir uma política permanente de inspeção e manutenção de pontes, viadutos e passarelas em todo o Estado. A iniciativa é do deputado estadual Adilson Girardi (MDB) e tem como objetivo aumentar a segurança da população e evitar problemas estruturais em obras essenciais para a mobilidade.
A proposta prevê diferentes modalidades de vistoria, desde levantamentos cadastrais até inspeções especiais, a serem executadas por equipes técnicas qualificadas, seguindo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os relatórios produzidos devem embasar planos de manutenção e orientar a aplicação de recursos públicos.
Girardi ressalta que a ausência de um regramento específico gera riscos à população e custos extras ao Estado. “Agir de forma preventiva significa salvar vidas e reduzir gastos futuros com reparos emergenciais”, destacou.
Além disso, o projeto obriga os órgãos competentes a elaborarem um Plano de Manutenção Estrutural, com metas, prazos, previsão orçamentária e indicadores de desempenho. A proposta agora será discutida pelas comissões permanentes da Alesc antes de seguir para votação em plenário.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário