logo RCN

SC tem primeira deputada em cargo na mesa diretora da Alesc desde 1937

  • - Deputada Paulinha em posse na Alesc na quarta-feira (1º) — Foto: Redes Sociais/Divulgação

Fonte: g1 SC e NSC

Paulinha assume posto que não era ocupado por uma mulher desde Antonieta de Barros. Incluída no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília, Antonieta foi a primeira negra a assumir um mandato popular no Brasil.

A deputada Paulinha (Podemos) tomou posse na quarta-feira (1º) como 1ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Antes dela, a última vez que uma mulher havia sido escolhida para o posto foi em 1937, quando Antonieta de Barros aceitou o cargo. A informação foi confirmada pela assessoria do legislativo.

Logo após a posse, Paulinha publicou nas redes sociais um texto reconhecendo a importância de Antonieta. "Sigo os passos de Antonieta de Barros, a última mulher que exerceu o cargo, e que me inspira a trabalhar cada vez mais pela presença feminina na política e na sociedade", afirmou.


Incluída no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, em Brasília, Antonieta foi a primeira negra a assumir um mandato popular no Brasil e uma das primeiras mulheres eleitas do país, sendo a primeira do Estado.


Professora e jornalista, ela foi a responsável por elaborar o projeto de lei que criava o Dia do Professor no Estado, comemorado em 15 de outubro. A lei foi publicada 15 anos antes de a data ser reconhecida nacionalmente.

Posse

Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante a posse dos deputados — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante a posse dos deputados — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Quarenta deputados tomaram posse na manhã de quarta em Santa Catarina para os mandatos. Após a eleição do presidente da casa, que ficou com Mauro de Nadal (MDB), houve votação para a composição da Mesa Diretora.

  • 1° vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)
  • 2° vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)
  • 1° secretário: Paulinha (Podemos)
  • 2° secretário: Padre Pedro (PT)
  • 3° secretário: Marcos da Rosa (União)
Suplentes assumem vagas deixadas por ministros do governo Lula Anterior

Suplentes assumem vagas deixadas por ministros do governo Lula

Dólar cai para R$ 5,04 após BC sinalizar juros altos por mais tempo Próximo

Dólar cai para R$ 5,04 após BC sinalizar juros altos por mais tempo

Deixe seu comentário