logo RCN
Saúde

Imbituba intensifica vacinação contra o sarampo com “Dose Zero” para bebês

  • Imagem Agência O Globo - Imbituba intensifica vacinação contra o sarampo com “Dose Zero” para bebês

Medida preventiva busca proteger crianças de 6 a 11 meses diante do avanço da doença nas Américas

Com o avanço acelerado dos casos de sarampo nas Américas, que saltaram de 205 para 2.325 em apenas um ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba decidiu intensificar a vacinação infantil, dando início à aplicação da chamada “Dose Zero” (D0) a partir desta quarta-feira (11). A medida é voltada exclusivamente para bebês entre 6 meses, 11 meses e 29 dias.

A antecipação da imunização, que normalmente começa aos 12 meses, tem como objetivo oferecer uma proteção adicional em um momento de alerta internacional. A “Dose Zero” é fundamental para frear a transmissão comunitária do vírus. 

A aplicação da D0 não substitui o calendário vacinal habitual, e as crianças ainda deverão receber as doses de rotina aos 12 e 15 meses. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros Centro (Policlínica), Nova Brasília, Campo da Aviação, Vila Nova, Alto Arroio e Divinéia.

O sarampo é altamente contagioso, e a vacinação em massa é a melhor forma de conter surtos e evitar formas graves da doença, especialmente entre os mais pequenos.

Por Redação RSC

Imbituba encerra serviço de Telemedicina e população questiona decisão Anterior

Imbituba encerra serviço de Telemedicina e população questiona decisão

Comunidade de Garopaba promove caminhada de conscientização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Próximo

Comunidade de Garopaba promove caminhada de conscientização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Deixe seu comentário