logo RCN
Saúde

GPA 24h recebe visita técnica da diretoria de Atendimento Pré-Hospitalar Fixo de SC e da gerência regional de saúde da Grande Florianópolis

  • - Foto: imagem divulgação

O Encontro teve a finalidade de conversar sobre a implantação do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, PCACR, e a realização de uma avaliação das adequações necessárias para habilitação da UPA 24 horas.

O Governo de Garopaba, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta última segunda-feira, 7, a visita técnica da equipe da Secretaria de Estado da Saúde e a gerente regional da Grande Florianópolis, para conversar sobre a implementação do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, PCACR, no Garopaba Pronto Atendimento 24h, GPA.

Estiveram presentes a Diretora de Atendimento Pré-Hospitalar Fixo, DAPF, Deyse Hames,  a coordenadora de UPAs e PA’s, Emanuella Soratto da Silva, ambas da Superintendência de Urgência e Emergência e da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a gerente regional de saúde de Grande Florianópolis, Fabiana Mendes, para também conhecer a estrutura e a organização do GPA.

“Este protocolo foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde para qualificar e otimizar a classificação de risco dos pacientes que buscam uma Unidade de Pronto Atendimento.  A classificação de risco no serviço de urgência e emergência, é um dos principais desafios, pois precisamos atender rapidamente quem mais precisa . Identifiquei junto à responsável técnica de enfermagem Marilaine Peres e a secretária de Saúde, Caroline Pacheco, que precisamos melhorar nesse setor", salienta a diretora técnica médica, Evelyn Sonobe.

Foram realizadas várias etapas para conseguir a adesão deste protocolo, como as aprovações nas reuniões até chegar a visita técnica do Estado. A estrutura foi elogiada pela equipe técnica, bem como a organização dos setores, os fluxos de trabalho e o comprometimento dos profissionais. Foram também identificados pontos de melhorias, como a formação de uma comissão de segurança do paciente e protocolos, por exemplo.

Segundo a secretária de Saúde, Caroline Pedro, a visita fortaleceu ainda mais a parceria entre a superintendência de urgência e emergência, a gerência regional de saúde e o Governo de Garopaba . 

“Fortalecer a rede de saúde é um dever do gestor. Fico muito feliz em implantar melhorias no GPA, pois sei que muitos pacientes serão beneficiados. Agradeço muito a equipe das SES e da GERSA, que se colocaram à disposição para ajudar e apoiar o processo de implantação. O time do GPA  já está trabalhando nas demandas trazidas”, afirma a secretária’’. 

Fonte: Assessoria/PMG


Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5 no Brasil Anterior

Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5 no Brasil

Repasse do pagamento do piso da enfermagem será feito até 21 de agosto Próximo

Repasse do pagamento do piso da enfermagem será feito até 21 de agosto

Deixe seu comentário