logo RCN

Imbituba: A importância da Cannabis Medicinal para a saúde da comunidade será debatida em Audiência Pública

  • - Imagem ilustrativa: reprodução internet

A Câmara de Vereadores de Imbituba (SC) promove no próximo dia 7 de junho, às 18h30, a Audiência Pública para tratar sobre o "Uso Medicinal da Cannabis”. Com a presença de especialistas, o objetivo é debater com a comunidade a importância do tema para o interesse público.

“Sempre apoiamos as boas iniciativas e aplaudimos as boas práticas, principalmente quando essas iniciativas vêm ao encontro de alguma necessidade da nossa população ou, ao menos, de parte dela. A Associação Alternativa, que defende o uso medicinal da cannabis, se mostra uma ótima opção para pessoas com diversas doenças que podem ser tratadas com esse fármaco, trazendo melhor qualidade de vida para a pessoa e, via de consequência, para toda a sua família”, destaca o vereador Eduardo Faustina da Rosa, propositor desta Audiência Pública que foi aprovada por unanimidade.

Essa será a primeira vez que o assunto vai ganhar espaço no debate público no município.

A Cannabis Medicinal é, sem dúvida, um tema relevante e que tem despertado um grande interesse social. Nas últimas décadas, houve um aumento significativo na pesquisa científica e na compreensão dos benefícios terapêuticos da cannabis para uma variedade de condições médicas.

A medicina endocanabinoide é abrangente e engloba um tratamento amplo. Ela envolve o estudo dos sistemas endocanabinoides do corpo humano e o uso terapêutico dos compostos encontrados na cannabis, como o CBD (canabidiol) e o THC (tetra-hidrocanabinol).

Devem compôr a mesa principal o vereador Eduardo Faustina da Rosa, o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Junior, o vice-prefeito, Antônio Clésio Costa, o secretário de Saúde, Emanoel Matos, o presidente de fundador da Associação Alternativa, Sandro Pozza, a presidente da AMAI e também presidente do Conselho Municipal de Saúde de Imbituba, Lurdes Pires, a vereadora de Florianópolis Carla Ayres, o deputado estadual padre Pedro, os professores e pesquisadores da UFSC, Aderbal Aguiar Júnior e o Paulo Bittencourt, a diretora da APAE de Imbituba, Renata Domingos Nunes, representando a OAB SC, Dra Pryscila Droppa e Dr. Harrison Araújo Almeida, que preside a Comissão Especial de Direito da Cannabis Medicinal, criado em abril deste ano pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e o advogado de associações de Cannabis medicinal, Ladislau Porto.

"Uma audiência pública é crucial para discutir a Cannabis Medicinal, pois proporciona um fórum aberto onde especialistas, legisladores e cidadãos podem dialogar, compartilhar experiências e opiniões, colaborando para uma compreensão mais ampla e eficaz da importância e do potencial terapêutico dessa planta na saúde pública", enfatiza Sandro Pozza, presidente da Associação Alternativa.

A Audiência Pública será transmitida ao vivo. Clique aqui para acessar.

A comunidade é convidada a participar da Audiência Pública. Quem quiser estar presente, a Câmara de Vereadores fica na Rua Ernâni Cotrim, 555 - Centro, Imbituba - SC. 

Alternativa e Imbituba

A Associação tem sua sede na praia do Rosa, em Imbituba.

Como parte de seu compromisso social, este mês foi oficializada a parceria da Associação Alternativa de Apoio a Cannabis Medicinal do Brasil - AAACMB e a AMAI - Associação de Amigos dos Autistas de Imbituba. O objetivo é avançar na pesquisa e tratamento do autismo por meio da Cannabis Medicinal.

Hoje a Associação Alternativa está presente em 614 municípios brasileiros, o que representa 11% dos municípios de todo o Brasil.

Fonte: Mauro Camargo


Medicina Regenerativa: Uma esperança para a saúde musculoesquelética Anterior

Medicina Regenerativa: Uma esperança para a saúde musculoesquelética

Paciente com câncer terminal tem remissão total após terapia celular através do SUS Próximo

Paciente com câncer terminal tem remissão total após terapia celular através do SUS

Deixe seu comentário