logo RCN
Segurança

ATUALIZAÇÃO: Possível vazamento de gases perigosos em Ibiraquera mobiliza autoridades

  • (Imagens Defesa Civil) - Possível vazamento de gases perigosos em Ibiraquera mobiliza autoridades

Diante do risco de vazamento de gás metano providências foram tomadas para manter a segurança da comunidade

Na tarde de sexta-feira (08), por volta das 12h30, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para atender a uma ocorrência de possível vazamento de gases perigosos na região de Ibiraquera, município de Imbituba.

Para conduzir a inspeção e acompanhar a situação foi designado o Coordenador da Amurel, Sargento Anderson, que contou com o apoio do Sargento Castro e um representante do IMA (Instituto do Meio Ambiente). A Secretaria de Meio Ambiente do município também esteve presente no local.

Durante a avaliação, foi detectada a presença de gases aflorando da terra, levantando a suspeita de um vazamento de gás metano. Medidas necessárias foram imediatamente tomadas visando proteger a vida dos indivíduos da comunidade. Entre as medidas tomadas estão o desligamento da energia, evacuação da área, isolamento e orientações aos ocupantes e proprietários para os próximos dias.

As autoridades consideram duas possibilidades - o afloramento de gás metano ou uma possível fuga de energia, que poderia gerar calor no solo e na água - e ressaltam que ainda não há confirmações definitivas. Inspeções detalhadas serão conduzidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nos próximos dias, visando garantir a segurança da comunidade local.

Atualização

Na manhã de hoje (11), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em conjunto com a Cerpalo (Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes), realizaram uma visita e inspeção do local.

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Laureci Borges Teixeira, esteve presente para avaliar a situação. Durante a inspeção, foi identificado uma elevada fuga de energia, descartando a possibilidade de ser algum tipo de gás. Constatou-se que se trata de uma fuga de energia dentro do prédio, indicada pelo medidor que, após ser zerado, registrava 16 amperes. Os especialistas consideraram essa fuga de energia como significativa, evidenciada pelo calor detectado no ambiente, mesmo após abertura de buracos no quintal para investigação.

Após realizar várias medições no quintal, não foi identificado nenhum ponto adicional com problemas, sugerindo que a fuga está concentrada na ligação elétrica subterrânea.

Diante disso, orientou-se a solução do problema para a responsável, indicando a necessidade de substituir toda a instalação elétrica antiga por uma nova. Foi requisitada a apresentação de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada como parte do processo de regularização e resolução do problema, para possível liberação do imóvel, que se encontra interditado pela Defesa Civil do Município.

Por Redação RSC 

Informações adicionais de atualização por Defesa Civil de Imbituba


Confira os casos atendidos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros durante o final de semana Anterior

Confira os casos atendidos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros durante o final de semana

Homem é morto a tiros na frente de casa pelo ex-genro no Sul de SC Próximo

Homem é morto a tiros na frente de casa pelo ex-genro no Sul de SC

Deixe seu comentário