logo RCN
Imbituba

Bóia náutica é encontrada em Itapirubá

  • - Foto: divulgação PMPBS

É comum que o desprendimento de bóias como essa ocorra devido ao desgaste dos elos da corrente ao entrar em atrito com o leito marinho ou devido a obstáculos como rochas nas proximidades

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos registrou com sucesso a recuperação de uma bóia cardeal náutica que estava à deriva entre as praias de Itapirubá Sul e Praia do Sol. A boia em questão pertence ao Porto de Imbituba e é fundeada no leito marinho por meio de uma poia de concreto de 2.000 kg, ligada a uma corrente que se estende até o flutuante.

Foto: divulgação PMPBS

A extensão da corrente pode ser até 150% maior do que a profundidade do local, o que permite absorver as movimentações da boia causadas pelas variações da maré, ventos, correnteza e ondas. É comum que o desprendimento de boias como essa ocorra devido ao desgaste dos elos da corrente ao entrar em atrito com o leito marinho ou devido a obstáculos como rochas nas proximidades. Isso pode fragilizar o sistema de fundeio, levando ao rompimento, especialmente sob a ação de condições climáticas mais intensas, como as que ocorreram nos últimos dias.

A boa notícia é que a boia foi resgatada e retirada com sucesso na última quarta-feira, dia 6.

Foragido suspeito de tentativa de homicídio é preso durante desfile de 7 de setembro Anterior

Foragido suspeito de tentativa de homicídio é preso durante desfile de 7 de setembro

Bombeiros de Imbituba atuam em dois incêndios em vegetação Próximo

Bombeiros de Imbituba atuam em dois incêndios em vegetação

Deixe seu comentário