logo RCN

Bombeiro de folga auxilia em resgate de 12 pessoas no Portinho da Vila

  • - Imagem ilustrativa - internet

Por Anna Luiza Siqueira 

No sábado do dia 12, um cabo do Corpo de Bombeiros, que estava de folga, auxiliou em uma ocorrência na prova de travessia aquática de 5 e 10km, na lagoa do Portinho da Vila. 

A prova começou às 14h, e por volta das 16h, o CB Alexandre, foi até o evento para prestigiar um amigo que estava competindo, chegando no local, segundo Alexandre, o vento nordeste estava muito forte, e a correnteza também. 

Ao chegar no local, percebeu que a noiva do amigo, e as pessoas que estavam esperando por ele, estavam muito apreensivas. De acordo com o CB Alexandre, após uns 5 minutos, chegou toda à guarnição do Corpo de Bombeiros, o caminhão, a ambulância, e uma viatura pequena com o jet ski. 

No entanto, Alexandre comentou que saiu para ajudar na ocorrência. “Eu saí para ajudar a colocar o jet ski na água, porque o condutor, o Cabo Tartare estava sozinho, então eu ajudei a colocar na água”, disse Alexandre.

Após isso, ele perguntou ao CB Tartare se o mesmo queria que ele fosse junto, o cabo disse que não, pois sozinho teria mais espaço no jet ski para as pessoas. “Eu expliquei para ele qual era o trajeto, para que ele fizesse de jet ski, para se ter uma noção, a metade do trajeto é na Ilha Grande da Praia Vermelha”, comentou o CB.

Assim que ele saiu com o jet ski, o CB Alexandre ajudou a colocar o carretão para cima, chegou no comandante da operação, o sargento Pin, e perguntou para ele quantas pessoas tinham na água. O comandante perguntou para o pessoal da organização, e totalizaram 35 nadadores na água, sem contar o pessoal de caiaque e stand up que estavam tentando dar um apoio. “Eu perguntei para o sargento se ele queria que eu fosse até o quartel e pegasse o bote, isso eu estava de folga. O sargento disse para eu ir, então fui e trouxe o bote até o Portinho. Coloquei ele na água, sai para ajudar o cabo Tartare no resgate de todos, ao total com o jet ski e o bote, foram resgatadas 12 pessoas”, afirmou ele.

De acordo com os relatos, o jet ski teve um problema mecânico no meio da ocorrência, foi preciso rebocar o jet ski com o bote.

As duas últimas pessoas retiradas de dentro d'água, eram duas mulheres, explica Alexandre. “Uma estava de caiaque acompanhando a outra, mas estava bem alagado, o caiaque cheio de água, devido a quantidade de ondas que estavam batendo, muita onda batendo no meio da lagoa. Nós as encontramos bem próximas da Ilha da Praia Vermelha, já eram quase 18h da tarde, colocamos elas para dentro do bote, pegamos o caiaque delas e colocamos para dentro também, e viemos em direção ao Portinho”, disse o CB.

Segundo Alexandre, foi uma ocorrência bem tumultuada, a princípio tinham chamado o corpo de bombeiros, para o resgate de uma embarcação à deriva, quando a equipe chegou ao local, perceberam que não era esse tipo de ocorrência, e sim uma ocorrência na qual nadadores estavam em situação de dificuldade para a chegada, a ponto do homem, que era considerado um dos melhores para ganhar a prova de 10 mil km, acabou saindo na Guaiúba e vindo a pé ao portinho, devido a quantidade de vento ele não conseguiu voltar. “O meu amigo, na competição de 5km, acabou nadando de acordo com o relógio dele, 7,5 km, foi uma prova bem difícil”, finalizou o CB Alexandre. 


Mulher sofre acidente de moto em Imaruí Anterior

Mulher sofre acidente de moto em Imaruí

SAMU de Imbituba atende vítima de queda de moto Próximo

SAMU de Imbituba atende vítima de queda de moto

Deixe seu comentário