logo RCN

Com botão de pânico e guardas municipais, Joinville lança plano de segurança nas escolas

  • - Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Departamento vai atuar de forma exclusiva com rondas, atendimento e acompanhamento de entradas e saídas de alunos

Para tentar prevenir ataques como o que aconteceu em uma creche em Blumenau na última semana, a Prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, anunciou nesta terça-feira (12) o “Plano Municipal de Segurança nas Escolas”. O conjunto de medidas prevê a criação de um Grupamento Escolar da Guarda Municipal, botão de pânico e reforço nos cercamentos. De acordo com a prefeitura, haverá uma guarnição do recém criado Grupamento Escolar em cada região da cidade atuando durante todo o horário de aulas.

O novo departamento vai atuar de forma exclusiva com rondas, atendimento imediato, ações educativas e acompanhamento de entradas e saídas de alunos nas redes Municipal, Estadual e Privada. Outra medida anunciada foi o acesso com reconhecimento facial. A Secretaria de Educação está dando início à formatação de um edital para contratação de sistema de acesso com reconhecimento facial para as unidades da Rede Municipal de Ensino. A medida tem o objetivo de restringir a circulação de público nas Escolas e CEIs.

De acordo com a gestão municipal, as iniciativas buscam trazer mais segurança para as Escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil), dando mais tranquilidade para alunos, pais, professores e servidores. Além disso, todas as escolas e CEIs estão recebendo totens de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta, coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.

Cada totem possui quatro câmeras que ficam em posição estratégica em frente às unidades e possibilitam o monitoramento dos acessos. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento e compartilhadas com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.


Fonte: ND+
SC já registrou oito chamados para PM em escolas após ataque a creche de Blumenau Anterior

SC já registrou oito chamados para PM em escolas após ataque a creche de Blumenau

Bombeiros salvam Guarda-Vida em Garopaba Próximo

Bombeiros salvam Guarda-Vida em Garopaba

Deixe seu comentário