logo RCN
Segurança

GAECO realiza operação em SC e apura suspeita de fraudes em licitações de software

  • Foto: MPSC - GAECO realiza operação em SC e apura suspeita de fraudes em licitações de software

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seis municípios, incluindo Tubarão e Criciúma, na manhã desta sexta-feira

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, a segunda fase da Operação Control C, que investiga possíveis irregularidades em licitações públicas para contratação de softwares em municípios de Santa Catarina. Entre as cidades onde houve cumprimento de mandados estão Tubarão e Criciúma.

Ao todo, foram executados dez mandados de busca e apreensão nos municípios de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Florianópolis, Palhoça e Sangão. As ordens judiciais partiram da Vara Estadual de Organizações Criminosas e fazem parte de uma investigação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna, com apoio do GAECO.

Segundo o Ministério Público, as apurações indicam a atuação de uma organização criminosa ligada a uma empresa fornecedora de licenças de software, que teria sido beneficiada em processos licitatórios supostamente direcionados. Entre as práticas investigadas estão a elaboração dos termos técnicos dos editais de forma a restringir a concorrência e a repetição de critérios semelhantes em diferentes municípios.

A investigação também aponta que representantes da empresa teriam participado de decisões administrativas internas das prefeituras, como análises e rejeições de questionamentos feitos por empresas concorrentes. O material apreendido durante a operação será submetido a perícia técnica pela Polícia Científica, que auxiliará no aprofundamento das investigações e na identificação de outros possíveis envolvidos.

Por Redação RSC

Ação policial no Alto Arroio termina com três detidos, drogas e moto furtada apreendidas Anterior

Ação policial no Alto Arroio termina com três detidos, drogas e moto furtada apreendidas

Fogo consome residência e mobiliza bombeiros durante a madrugada em Paulo Lopes Próximo

Fogo consome residência e mobiliza bombeiros durante a madrugada em Paulo Lopes

Deixe seu comentário