Instabilidade avança e mantém previsão de chuva frequente em Imbituba nos próximos dias
Incêndio atinge cooperativa de reciclagem e danifica retroescavadeira em Imbituba
-
Foto: Divulgação - Incêndio atinge cooperativa de reciclagem e danifica retroescavadeira em Imbituba
Fogo começou em pilha de resíduos sólidos e mobilizou equipes de combate para evitar propagação no pátio da unidade
Um incêndio de grandes proporções mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no fim da tarde desta terça-feira, 18, em Imbituba. As chamas atingiram a área externa de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, localizada no bairro Vila Nova Alvorada, e provocaram danos materiais, incluindo uma retroescavadeira que estava estacionada próxima ao foco do fogo.
De acordo com as informações operacionais, a ocorrência foi registrada por volta das 17h05, quando as guarnições foram acionadas para atender um incêndio em uma pilha de resíduos sólidos acumulados no pátio da cooperativa. Para o atendimento, foram deslocadas equipes com o caminhão Auto Tanque (AT-61), de Imbituba, e um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) do município de Imaruí.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram as chamas já em estágio avançado de desenvolvimento, atingindo materiais diversos como geladeiras descartadas, máquinas de lavar, latas metálicas, colchões e outros resíduos recicláveis. A composição desses materiais favoreceu a rápida propagação do fogo e aumentou o risco de danos a equipamentos utilizados nas atividades da cooperativa.
Durante o combate, uma retroescavadeira modelo FB80, da New Holland, que estava estacionada ao lado da área incendiada, acabou atingida pelas chamas e sofreu danos materiais. Outra máquina posicionada próxima foi preservada graças à atuação das equipes, que concentraram esforços para conter o avanço do fogo e proteger a estrutura operacional do local.
Após o controle das chamas, os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e evitar reignição. Não houve registro de vítimas.
As causas do incêndio não foram informadas e devem ser analisadas posteriormente. Ocorrências desse tipo em áreas de armazenamento de recicláveis exigem atenção redobrada, já que o acúmulo de materiais inflamáveis e a exposição a fontes de calor podem potencializar a intensidade do fogo e ampliar os prejuízos.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário