logo RCN

Moradores buscam identificar criminosos que tem envenenado animais em Ibiraquera

  • - Imagem ilustrativa

Um crime já conhecido entre os Imbitubenses é o envenenamento de animais, principalmente na região norte da cidade. Preocupados com o número de casos cada vez mais frequentes, moradores de Ibiraquera, Arroio e Barra de Ibiraquera se uniram para parar os responsáveis pelas intoxicações.

Em meados deste mês de setembro aconteceram os primeiros casos de envenenamento do ano, um na Estrada Geral da Ibiraquera e outro na Estrada do Vale. No último final de semana, 17 e 18 de setembro, mais casos similares foram registrados. Uma prática comum de envenenamento usada é deixar alimentos envenenados, de forma estratégica, ao redor de lixeiras.

De acordo com o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais n° 9.605/98, envenenar animais é crime. Segundo os defensores da causa animal, essa prática vem acontecendo há pelo menos 10 anos, e sempre nesta mesma época, às vésperas de cada período de veraneio.

Os moradores da região se organizaram para troca de informações e ações, para tentar identificar o criminoso ou criminosos. Os autores, tutores de animais das comunidades envolvidas têm se organizado, registrando as ocorrências na Delegacia de Polícia Civil.

Os grupos tem reunindo exames e laudos realizados em clínicas veterinárias quando do atendimento dos animais vitimados e coletando informações nas comunidades, todas ações com o objetivo de reunir provas que possam levar a identificação dos responsáveis que permanecem anônimos e impunes.

Segundo levantamento realizado pelas comunidades, já são mais de 15 vítimas de envenenamento até agora; infelizmente, nem todos os casos foram registrados via Boletim de Ocorrência. Esses dados preocupantes foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Imbituba na tarde desta segunda-feira, 19.

Um passo importante para as investigações

Um exame toxicológico está sendo realizado, com base em amostras coletadas no fígado de um dos animais que morreram após ingerirem o que se acredita ser veneno durante um passeio. O laudo do exame assim que divulgado elucidará que tipo de veneno está sendo usado. Imagens dos locais onde ocorreram os envenenamentos também estão sendo analisadas pelos agentes que investigam os crimes.

Se você ver ou identificar alguém que esteja cometendo um crime contra a vida de animais, denuncie.

Caso de polícia: Início do 29º Campeonato Municipal Futebol de Campo em Garopaba é transferido Anterior

Caso de polícia: Início do 29º Campeonato Municipal Futebol de Campo em Garopaba é transferido

Homem invade casa e tenta estuprar mulher em Capivari de Baixo Próximo

Homem invade casa e tenta estuprar mulher em Capivari de Baixo

Deixe seu comentário