Carlos Bolsonaro anuncia pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina ao lado de Caroline de Toni
Polícia de SC desarticula quadrilha que aplicava golpe do falso advogado
-
Imagem Shutterstock - Polícia de SC desarticula quadrilha que aplicava golpe do falso advogado
Operação cumpre mandados no Ceará e no Rio de Janeiro contra grupo suspeito de enganar vítimas com cobranças falsas de custas judiciais
Uma operação coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quinta-feira (23), seis pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em aplicar o chamado “golpe do falso advogado”. As ações ocorreram nos estados do Ceará e do Rio de Janeiro e contaram com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça.
Ao todo, foram expedidos 16 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. No Ceará, cinco suspeitos foram detidos conforme os mandados e um acabou preso em flagrante. Outros 11 alvos não foram localizados e são considerados foragidos.
As investigações tiveram início após uma moradora de Florianópolis denunciar ter perdido cerca de R$ 270 mil para o grupo. Segundo a polícia, os criminosos acessavam dados públicos de processos judiciais, coletavam informações pessoais das partes e se passavam pelos advogados legítimos das vítimas, solicitando o pagamento de supostas custas processuais via transferência bancária.
O golpe, que tem feito vítimas em diversos estados, levou o Tribunal de Justiça do Ceará a reforçar seus mecanismos de segurança. A partir de 3 de novembro, o sistema eletrônico da Justiça cearense passará a exigir autenticação reforçada para o acesso a processos, a fim de reduzir o risco de fraudes.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário