logo RCN
Segurança

Policiais militares salvam homem de afogamento na Praia do Rosa

  • - Foto: reprodução redes sociais

Por Anna Luiza Siqueira

Devido à ação rápida, o homem, embora inicialmente desorientado, passa bem.

Na manhã desta segunda-feira, 1, policiais militares do 34° Batalhão de Polícia Militar (BPM) que participam da Operação Estação Verão salvaram uma vítima de afogamento na Praia do Rosa Sul, em Imbituba.

Após receberem informações via Central Regional de Emergência (CRE) sobre um homem se afogando, os policiais deslocaram-se rapidamente para a praia. Em poucos minutos, a guarnição avistou banhistas sinalizando o local do afogamento. Os sargentos Koch e Carvalho agiram prontamente, entrando no mar e conseguindo salvar a vítima.

A Operação Estação Verão, organizada em todo o Litoral, como também nas fronteiras e nas rodovias estaduais, tem por objetivo reforçar o contingente policial nas áreas de maior concentração de pessoas. São 28 municípios do Litoral que têm atenção especial e um efetivo móvel de reforço de acordo com a demanda do dia, evento ou necessidade. Os eventos ao ar livre (como o Réveillon), vias gastronômicas, praias e vias de comércio recebem efetivo 24 horas por dia.

De acordo com o sargento Koch, por causa da operação, os policiais estão pelo local entre às 04 horas e 6h da manhã, o que resultou na ação rápida e salvamento da vítima. 

“Como a praia fica abaixo da estrada, já tínhamos uma visão de onde poderia ser o afogamento. Rapidamente as pessoas começaram a se aglomerar e sinalizar o local do afogamento no mar. Em seguida, retiramos os equipamentos, deixamos na viatura e fomos tentar a primeira intervenção”, conta o sargento Koch.

“Entramos na água o mais rápido e próximo possível em linha reta a vítima. Não conhecíamos aquele mar, nunca tínhamos entrado naquela água que, por sinal, estava bastante fria. A correnteza estava extremamente forte. Após o salvamento, uma testemunha praticante de surf, Mariana, informou que tínhamos passado por uma corrente de retorno. Mesmo assim, graças a Deus, conseguimos chegar até a vítima rapidamente”, ressalta o sargento.

“A ação foi rápida, conseguimos tirar e puxar a vítima, lembro que eu falava para ele não me segurar pelos braços. Disse isso devido a euforia e desespero da vítima. No entanto, fomos nadando na transversal para sair da correnteza, pois não estávamos conseguindo nadar contra, pois ela estava nos puxando para o mar e nos fazendo perder forças. Foi o que ocorreu com a vítima, nadou contra a corrente de retorno e perdeu totalmente as forças”, frisou o Sgt. Koch.

Devido à ação rápida, o homem, embora inicialmente desorientado, passa bem.

Os bombeiros foram acionados, mas devido ao trânsito após a virada de ano, não chegariam a tempo para atender a ocorrência, sendo assim, os policiais realizaram o salvamento. 

Segundo relato do sargento, no momento do afogamento os salva vidas não estavam atuando no local. O coordenador dos Salva Vidas da Operação Veraneio 2023/2024, sargento Alexandre, afirmou que a equipe atua a partir das 7h30 e finaliza às 19h30 pela região. 

As autoridades alertam para um cuidado redobrado durante esse período de festividades, procure um local seguro para entrar no mar, respeite as sinalizações das bandeiras e condições de mar. 

Confira as imagens


As imagens foram gravadas por um morador local, sendo ele um dos solicitantes que acionou o 190. 



Apagões afetam região de Imbituba nos dois primeiros dias de 2024 Anterior

Apagões afetam região de Imbituba nos dois primeiros dias de 2024

Adolescente é assassinado a tiros dentro de casa Próximo

Adolescente é assassinado a tiros dentro de casa

Deixe seu comentário